Sexta-feira, 20 de abril de 2012 - 16h33
Segundo Jacson Pessoa, coordenador de Tecnologia da Casa da Juventude usar copo descartável não pode ser visto como comodidade. “Isto é uma geração desnecessária de resíduos. Em qualquer ambiente que existam copos descartáveis a cena é a mesma. Bateu a vontade de beber alguma coisa, lá se vai mais um copo. O problema desta comodidade é que a fabricação desses copos emite CO2 e outros gases na atmosfera. E sua decomposição pode levar até cem anos. Isso porque este tipo de material é um dos mais nocivos ao meio ambiente”, relatou.
Jacson afirma que neste contexto, todos os funcionários já estão usando canecas ou garrafinhas contribuindo e incentivando os mais de 500 alunos da Casa a aderirem a campanha, diminuindo o uso do descartável. “Estamos finalizando o Plano de Educação Ambiental da Casa. E os alunos têm papel importante na criação deste documento. Uma das primeiras ações do Plano é o não uso de copos descartáveis”, disse.
Ele conta que outras ações estão sendo executadas, mesmo antes do plano estar concluído. “A Casa possui um funcionário que realiza a faxina do espaço, mas já adotou a ideia de limpeza coletiva. Incentivamos os alunos a cuidarem e manterem as salas de aulas limpas. Além disso, vamos fazer a coleta seletiva de lixo, mais uma etapa do nosso Plano de Educação Ambiental”, acrescenta Jacson.
A atendente Jéssica Façanha Gutierres achou ótima a campanha. “Acho maravilhosa a ideia. Muitas pessoas cada vez que tomam água utilizam um copo diferente. Aqui realizo o atendimento e já percebi a diferença nas atitudes dos frequentadores da Casa. Estamos contribuindo para o meio ambiente”, comenta.
Jacson ressalta que se cada um levar a sua caneca, a redução no gasto com copos plásticos já será considerável. E que isso pode ser difundido para outros órgãos e demais empresas públicas ou particulares. “Se no local onde você trabalha não há esse incentivo, comece por vontade própria. Carregue na bolsa ou mochila uma garrafinha de água ou uma caneca. Mesmo que seja de plástico, você pode usar a mesma por muito tempo, sem precisar jogar fora”, disse.
Fonte: Rebeca Barca
Sábado, 27 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)
Com quase R$ 5 milhões investidos em Alto Paraíso, Cristiane Lopes acompanha reta final da nova UBS
A saúde pública do município de Alto Paraíso está prestes a dar um salto histórico de qualidade. A deputada federal Cristiane Lopes esteve na cidade

A defesa das famílias atípicas e das pessoas com deficiência segue como uma das principais prioridades do mandato da deputada federal Cristiane Lope

Assembleia Legislativa aprova R$ 11,8 milhões para fortalecer ações da Emater em Rondônia
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na sessão ordinária da última terça-feira (23), dois projetos de lei encaminhados pelo Poder E

Deputados aprovam R$ 11,6 milhões para ampliar ações sociais e proteção à população
O Plenário da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na sessão de terça-feira (23), um projeto de lei que autoriza a destinação de R$ 1
Sábado, 27 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)