Segunda-feira, 5 de abril de 2010 - 10h27
O governador João Cahulla faz a entrega nesta segunda-feira, a partir das 15:00 horas, da Central de Esterilização e do estacionamento do Hospital de Base Ary Pinheiro, obras que fazem parte do programa de ampliação da unidade hospitalar, que recebe recursos da compensação social das usinas hidrelétricas do Madeira no valor de R$18 milhões de reais, com contrapartida do Estado em máquinas e equipamentos.
De acordo com o médico Amado Rahhal, diretor-geral do HB, a central de esterilização é uma das áreas de maior importância para o hospital, com funcionamento direto com todas as demais áreas. Segundo ele, o estacionamento externo também já está concluído e estará sendo entregue aos usuários. Uma ala do setor de psiquiatria, segundo o diretor, também já foi concluída e já está sendo utilizada. O HB também recebeu uma passarela coberta para facilitar o acesso de usuários e de pacientes. Segundo Rahhal, no HB as reformas não paralisam os serviços. “Buscamos dar andamento aos serviços sem prejuízo à população”, garantiu.
Central de Esterilização
A Central de Esterilização está apta a prestar atendimento direto, rápido e eficiente da demanda hospitalar, onde se recebe, desinfeta e separa os materiais; esterilizam-se materiais e roupas; faz-se o controle microbiológico e de validade dos produtos esterilizados; armazena-se e distribuem-se materiais. Os materiais esterilizados são repassados numa ala que dá acesso direto ao centro cirúrgico. Os materiais que retornam contaminados seguem por ala externa e independente das demais alas, para se evitar a contaminação.
A central de esterilização conta com três máquinas autoclaves (para esterilização de materiais cirúrgicos), que já existiam no HB e está recebendo mais duas novas, que custaram cerca de R$60 mil reais cada uma, além dos equipamentos para a climatização da central, informa o diretor-geral Amado Rahhal. A central de esterilização é de extrema importância para a qualidade dos serviços do hospital, garantindo a prevenção e o controle de infecção hospitalar. A central conta com diversas salas como administração; preparo e esterilização; guarda e distribuição de materiais esterilizados; depósito; circulação interna; recepção e lavagem; área para circulação de roupas e materiais contaminados, vestiários e sanitários.
Melhoria de serviços e de atendimento
Para o secretário de Estado da Saúde, Milton Moreira, com as novas instalações, o hospital amplia suas atividades e melhora seu atendimento, uma vez que os serviços crescem em quantidade e qualidade. Além disso, assegura, “as obras vêm sendo administradas da melhor maneira possível para não gerar transtorno à população, sendo que seria quase que impossível paralisar serviços e mudar alas inteiras de local”, observa. Segundo o secretário, em 27 anos de funcionamento, essa é a primeira grande reforma que o HB recebe, compreendendo a construção de mais 70 leitos, auditório com 200 lugares, 12 leitos de UTI neonatal, biblioteca, ampliação da clínica médica e mais quatro salas de aula para o Programa de Residência Médica, além da primeira etapa das obras que compreendia estacionamento externo, refeitório, lavanderia, central de materiais e psiquiatria, que está praticamente concluída. “Nosso objetivo é o de adequar e modernizar a estrutura física do HB, garantindo programas médicos de primeira linha, como os que já vêm sendo implantados na unidade, além de fortalecê-lo como campo de estágio para os profissionais das áreas de saúde”, garante Moreira.
Fonte: Mirian Franco
Domingo, 28 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)
Com quase R$ 5 milhões investidos em Alto Paraíso, Cristiane Lopes acompanha reta final da nova UBS
A saúde pública do município de Alto Paraíso está prestes a dar um salto histórico de qualidade. A deputada federal Cristiane Lopes esteve na cidade

A defesa das famílias atípicas e das pessoas com deficiência segue como uma das principais prioridades do mandato da deputada federal Cristiane Lope

Assembleia Legislativa aprova R$ 11,8 milhões para fortalecer ações da Emater em Rondônia
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na sessão ordinária da última terça-feira (23), dois projetos de lei encaminhados pelo Poder E

Deputados aprovam R$ 11,6 milhões para ampliar ações sociais e proteção à população
O Plenário da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na sessão de terça-feira (23), um projeto de lei que autoriza a destinação de R$ 1
Domingo, 28 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)