Porto Velho (RO) quinta-feira, 18 de junho de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Política

Boa prática do TCE-RO para nomeação de comissionado é adotada pelo Governo do Estado


 

 

Uma boa prática adotada, de modo pioneiro no âmbito da administração pública rondoniense, pela Alta Direção do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RO), qual seja, a definição de normas e diretrizes para disciplinar processo seletivo para cargos em comissão no âmbito de suas unidades internas, materializada por meio da Portaria nº 679, de 20 de julho de 2016, também foi adotada pelo Governo do Estado.Boa prática do TCE-RO para nomeação de comissionado é adotada pelo Governo do Estado - Gente de Opinião

 

Por meio do Decreto nº 21.549, de 9 de janeiro de 2017, o Poder Executivo estadual estabeleceu a realização de seleção pública, com ampla divulgação a toda a sociedade, para nomeação de cargos de direção superior (CDS). No ato, a administração estadual estabelece também demais regras, critérios e diretrizes para a realização do procedimento.

 

Além disso, o Estado enfatiza os benefícios da medida, como garantir ampla transparência ao processo de nomeação de comissionados, além de assegurar que os ocupantes dos cargos possuam as competências necessárias para desempenhar com excelência as atribuições e funções que lhes forem delegadas.

 

INTERCÂMBIO

 

A medida adotada pelo Governo do Estado se consolida como fruto da parceria estabelecida com o TCE, haja vista o intercâmbio de informações realizado em setembro de 2016, quando representantes da Superintendência Estadual de Assuntos Estratégicos (SEAE) estiveram no Tribunal de Contas para coletar informações sobre a regulamentação e a realização de processos seletivos no âmbito do órgão de controle externo.

 

Recepcionados por servidores que integram a Comissão de Processo Seletivo para Cargos em Comissão, os representantes da SEAE obtiveram todas as informações sobre o processo de implementação das regras e diretrizes determinadas na Portaria nº 679/2016/TCE-RO, que está em plena execução no âmbito da Corte de Contas.

 

Na oportunidade, destacou-se o aspecto moralizador e inovador da medida, que está em sintonia com princípios constitucionais e administrativos, como meritocracia, impessoalidade, eficiência e legitimidade, além de possibilitar a democratização do acesso aos cargos em comissão e do aperfeiçoamento da cultura organizacional do Tribunal de Contas rondoniense.

 

Além disso, o ato encontra-se em harmonia com o Plano Estratégico do Tribunal, horizonte 2016/2020, bem como às diretrizes estabelecidas pela Associação Nacional dos Membros dos Tribunais de Contas (Atricon), no que tange à estrutura, composição e recursos organizacionais dos TCs.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 18 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Viriato Moura é homenageado pela Assembleia Legislativa

Viriato Moura é homenageado pela Assembleia Legislativa

Na manhã de ontem, o médico Viriato Moura foi agraciado com o título de Cidadão Honorífico do Estado de Rondônia pelos relevantes serviços prestados a

Deputada Cristiane Lopes cobra regularização de gratificação retirada de servidores federais de Rondônia

Deputada Cristiane Lopes cobra regularização de gratificação retirada de servidores federais de Rondônia

A deputada federal Cristiane Lopes (PODEMOS-RO) encaminhou ofício à ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, solicitando

Assembleia Legislativa homenageia Mariana Carvalho e Maurício Carvalho com Título Honorífico de Honra ao Mérito

Assembleia Legislativa homenageia Mariana Carvalho e Maurício Carvalho com Título Honorífico de Honra ao Mérito

A Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia (ALE-RO) realizou, nesta quarta-feira (17), a entrega do Título Honorífico de Honra ao Mérito à magn

Alex Redano solicita recuperação de estradas e ponte no interior do Parque Nacional de Pacaás Novos

Alex Redano solicita recuperação de estradas e ponte no interior do Parque Nacional de Pacaás Novos

Com o objetivo de garantir melhores condições de acesso e fortalecer as ações de preservação ambiental, fiscalização e pesquisa desenvolvidas no Par

Gente de Opinião Quinta-feira, 18 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)