Porto Velho (RO) quinta-feira, 10 de julho de 2025
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Política

Bancada rondoniense trata do Plano de Desenvolvimento Regional



A Bancada de Rondônia reuniu-se nesta terça-feira (18) com o Ministro de Minas e Energia, Edison Lobão para tratar dos impactos socioeconomicos que serão gerados com construção das Hidrelétricas do Madeira, previstas para iniciarem em meados de abril deste ano.

De acordo com o Coordenador da Bancada de Rondônia, deputado Eduardo Valverde(PT), como o ministro Lobão assumiu a pouco tempo a pasta, era necessário situá-lo das discussões, além de reforçar o pedido de apoio do ministério para as ações conjuntas com o estado, e principalmente com a Prefeitura de Porto Velho, na elaboração e execução de projetos que visem mitigar os efeitos danosos ocasionados pela falta de investimentos em infra-estrutura, que demandam uma obra dessa magnitude.

Segundo Valverde, embora o Governo Federal tenha contemplado o estado no PAC(Programa de Aceleração do Crescimento) na área de saneamento e água tratada, elas isoladamente não são suficientes, visto que  haverá um aumento considerável da população oriunda de todo o Brasil para o andamento do empreendimento.

Conforme o parlamentar, Rondônia já está sofrendo os impactos do inchaço populacional, sobretudo na rede escolar e hospitalar que não estão comportado a demanda. Outra preocupação levantada na ocasião foi em relação a segurança pública, que é fundamental para coibir o aumento da criminalidade. Essas e outras demandas levantadas, serão abordadas no Plano de Desenvolvimento Regional, que a Bancada buscará criar em conjunto com outros ministérios.

"Reconhecemos a importância econômica que gerará a construção do complexo do madeira para nosso estado, mas, não podemos deixar de nos preocupar com os possíveis malefícios que a falta de planejamento socioeconômico pode ocasionar. E esse ônus Rondônia não quer arcar sozinho, pois o benefício das hidrelétricas interessa a todo o País", ressaltou.

Gasoduto Urucu/Porto Velho - O deputado Eduardo Valverde, entregou ao Ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, o estudo de viabilidade econômica e socioambiental elaborado pelo segmento empresarial  de Rondônia.

Pelo estudo, conforme Valverde, há mostras claras dos benefícios que gerará para todo o estado de Rondônia a construção do Gasoduto, a  começar pela  redução imediata de 83.266,34 toneladas/anos de dióxio de carbono; 745,53 toneladas/ano de monóxio de enxofre, altamente prejudiciais ao meio ambiente; além da atração de investimento no setor industrial e comercial, a exemplo de fábricas de cerâmicas, padarias, secagem de grãos, que deixam de usar lenha para utilizarem o gás natural.

Fonte: Leila Denise

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 10 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputado Alex Redano destina R$ 200 mil para realização do Arraiá Sul em Porto Velho

Deputado Alex Redano destina R$ 200 mil para realização do Arraiá Sul em Porto Velho

O tradicional Arraiá Sul, um dos maiores eventos culturais da capital, será realizado com apoio da emenda parlamentar do presidente da Assembleia Le

Emenda parlamentar garante entrada gratuita para 30 mil pessoas na Expobur 2025

Emenda parlamentar garante entrada gratuita para 30 mil pessoas na Expobur 2025

Mais de 30 mil pessoas participaram gratuitamente da 8ª edição da Exposição Agropecuária de Buritis (Expobur), realizada de 2 a 6 de julho pela Asso

Assembleia Legislativa aprova atualização da lei dos concursos públicos em Rondônia

Assembleia Legislativa aprova atualização da lei dos concursos públicos em Rondônia

A Assembleia Legislativa de Rondônia aprovou, na última semana de junho, o Projeto de Lei 921/2025, de autoria da Mesa Diretora, que promove uma amp

FAPERON solicita apoio da bancada federal de Rondônia para aprovação do novo marco legal do licenciamento ambiental

FAPERON solicita apoio da bancada federal de Rondônia para aprovação do novo marco legal do licenciamento ambiental

A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Rondônia (FAPERON) encaminhou nesta segunda-feira (7) um ofício à bancada federal rondoniense sol

Gente de Opinião Quinta-feira, 10 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)