Segunda-feira, 25 de março de 2013 - 17h55
O prefeito Mauro Nazif recebeu na última sexta-feira (22), para mais uma rodada de negociações, os integrantes da direção do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais (Sindeprof). Sob a liderança da presidente da entidade, a vereadora Elis Regina, os trabalhadores apresentaram a pauta de reivindicações composta de 20 itens. Foi a segunda vez que o prefeito recebeu os servidores para tratar de melhorias para a categoria.
Dentre outros itens importantes da pauta, os servidores reivindicam reposição salarial de 26,6%, abono de R$ 100,00, pagamento do retroativo do quinquênio, auxílio refeição de R$ 300,00, auxílio transporte, redução (de 15 para 10%) do elemento moderador pago ao Instituto de Previdência e Assistência (IPAM) e auxílio faculdade.
Na primeira reunião do prefeito com os servidores ficou acertado que seria feito um levantamento de todos os gastos com folha de pagamento para verificar a possibilidade de atender ou não os pleitos. Por conta disso, o secretário adjunto de planejamento e gestão, José Rocha, apresentou e explicou as planilhas. Segundo ele, o valor bruto da folha anual chega a R$ 491 milhões, o que representa 52,95% da receita líquida. “Isso significa que a folha ultrapassa o limite prudencial da Lei de Responsabilidade Fiscal”, alertou.
Mauro Nazif disse que está buscando meios para equilibrar a folha de pagamento dos servidores. Segundo ele, foram detectados alguns dados incompatíveis e por conta disso, determinou uma auditoria minuciosa para corrigir distorções e fazer “justiça”. O prefeito acredita que desta forma poderá ganhar fôlego para atender (pelo menos em parte) os servidores. “O direito dos servidores é uma bandeira que sempre defendemos. O que nós queremos é um plano de carreira digno para vocês”, declarou, mas alertou que é preciso trabalhar “dentro das possibilidades e da legalidade”.
O secretário municipal de administração, Mário Medeiros, informou que serão necessárias outras rodadas de negociações para se chegar a um acordo, mas confirmou que a prefeitura tem todo interesse em valorizar os servidores, “Estamos analisando várias possibilidades junto com o sindicato para evoluirmos nos benefícios aos trabalhadores”, frisou. Ainda conforme análise do secretário, a prefeitura e servidores estão avançando nas negociações. “Precisamos agir com muita responsabilidade”, completou Mário Medeiros.
Também participaram das negociações, os secretários Jorge Elarrat (titular da Sempla) e o procurador geral do Município, Carlos Dobbis.
Fonte: Augusto José
Quinta-feira, 25 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)
O deputado estadual Alex Redano (Republicanos), presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, realizará no próximo dia 26 de junho, às 9 horas,

Prefeito Léo Moraes declara apoio a Marcos Rogério para o Governo de Rondônia
A pré-candidatura do senador Marcos Rogério (PL) ao Governo de Rondônia ganhou um importante reforço político na noite desta segunda-feira (22), dur

Hildon e Cirone propõem industrialização para agregar valor a produtos do agro
O ex-prefeito de Porto Velho por dois mandatos e pré-candidato ao Governo do Estado, Hildon Chaves (Federação União Progressista), e o pré-candidato

Na manhã desta segunda-feira (22), a Assembleia Legislativa de Rondônia realizou uma Sessão Solene proposta pelo deputado estadual Ismael Crispin (P
Quinta-feira, 25 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)