Porto Velho (RO) sábado, 27 de junho de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Política

Assaltos a bancos crescem 14,36% em 2011


A estatística nacional da Febraban sobre assaltos a bancos, consumados ou não, indicou 422 ocorrências em 2011, um crescimento de 14,36% em relação a 2010. A informação foi divulgada na tarde de quinta-feira (1/3) para a Contraf-CUT, federações e sindicatos, durante a mesa temática de Segurança Bancária, em São Paulo.

A revelação semestral de assaltos a bancos foi uma das conquistas da Campanha Nacional dos Bancários de 2010, e está prevista na Cláusula 31ª da Convenção Coletiva de Trabalho de 2011/2012. Os casos de sequestros estão incluídos, segundo a Fenaban.

O crescimento de assaltos em 2011 quebra uma tendência decrescente de ocorrências nos últimos anos, conforme apontam os números apresentados pela Fenaban.

Esta triste realidade deixa ainda mais preocupados os representantes dos trabalhadores, que voltam a destacar que a existência – ou não - dos itens de segurança bancária dentro e foras das agências, conforme as leis federal, estaduais e municipais, é que determina o sobe e desce dos índices de criminalidade no sistema financeiro.

“Vemos com muita preocupação o aumento neste período entre 2010 e 2011, até porque nos anos anteriores esta estatística vinha numa tendência decrescente. Contudo, este número, que já era preocupante, ficou ainda pior por conta da retirada de portas giratórias por iniciativa de alguns bancos e inauguração de novas unidades sem esse equipamento indispensável para a proteção da vida de trabalhadores e clientes”, avalia José Pinheiro, presidente do Sindicato dos Bancários e Trabalhadores do Ramo Financeiro de Rondônia (SEEB/RO).

Pinheiro esteve recentemente concedendo entrevista a um programa de tevê local, onde tratou justamente deste tema: a segurança bancária. Na ocasião, o sindicalista voltou a repudiar a postura de alguns bancos que querem, de todas as formas, retirar as portas giratórias das agências e, sobretudo, não atendem aos pontos da Lei Estadual nº 2.530, que há mais de sete meses foi sancionada pelo governo estadual.

“Mesmo depois de tanto tempo, os bancos continuam ignorando a lei. O resultado está aí, com a recente onda de arrombamento de caixas eletrônicos em Rondônia, seja nas agências ou em outros postos como farmácias, supermercados e panificadoras. Isso comprova, que a preocupação dos bancos não é com as pessoas, mas simplesmente com o lucro”, avalia José Pinheiro, presidente do SEEB/RO.
 

ADEQUAÇÕES

Entre as adequações que deverão ser feitas pelos bancos e cooperativas de créditos estão a instalação de porta com detector de metais e travamento e retorno automático; sistema de monitoração e gravação de imagens 24 horas, câmeras com sensores de movimento de alta resolução, instalação de vidros que suportem até disparos de calibre .45 entre outras.

A lei prevê advertência para os estabelecimentos que não se adequarem e, em caso de reincidência, multas que podem chegar até 20.000 UPF’s (Unidade Padrão Fiscal) ou até mesmo o fechamento definitivo da agência.

Fonte: Rondineli Gonzalez

Gente de OpiniãoSábado, 27 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Com quase R$ 5 milhões investidos em Alto Paraíso, Cristiane Lopes acompanha reta final da nova UBS

Com quase R$ 5 milhões investidos em Alto Paraíso, Cristiane Lopes acompanha reta final da nova UBS

A saúde pública do município de Alto Paraíso está prestes a dar um salto histórico de qualidade. A deputada federal Cristiane Lopes esteve na cidade

Cristiane Lopes fortalece inclusão em Rondônia com lançamento do Projeto PCD + Mães Atípicas em Urupá

Cristiane Lopes fortalece inclusão em Rondônia com lançamento do Projeto PCD + Mães Atípicas em Urupá

A defesa das famílias atípicas e das pessoas com deficiência segue como uma das principais prioridades do mandato da deputada federal Cristiane Lope

Assembleia Legislativa aprova R$ 11,8 milhões para fortalecer ações da Emater em Rondônia

Assembleia Legislativa aprova R$ 11,8 milhões para fortalecer ações da Emater em Rondônia

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na sessão ordinária da última terça-feira (23), dois projetos de lei encaminhados pelo Poder E

Deputados aprovam R$ 11,6 milhões para ampliar ações sociais e proteção à população

Deputados aprovam R$ 11,6 milhões para ampliar ações sociais e proteção à população

O Plenário da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na sessão de terça-feira (23), um projeto de lei que autoriza a destinação de R$ 1

Gente de Opinião Sábado, 27 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)