Quinta-feira, 15 de outubro de 2009 - 14h16
O Deputado Federal Anselmo de Jesus (PT/RO) foi eleito ontem (14) como vice-presidente da Comissão Especial, da Câmara Federal, que irá analisar a proposta de um novo Código Florestal Brasileiro.
A Comissão foi instalada para unificar em um Projeto de Lei todas as propostas de legislação florestal ou ambiental em tramitação na Câmara. Como norteador para a proposta final, a Comissão irá examinar e proferir parecer ao Projeto de Lei 1876/99, do ex-deputado Sérgio Carvalho, que propõe um novo Código Florestal em substituição ao atual (Lei 4.771/65).
Foram eleitos também, compondo a Mesa Diretora da Comissão, os Deputados Moacir Micheletto (PMDB-PR) para a presidência do colegiado, Homero Pereira (PR-MT) e Nilson Pinto (PSDB-PA) para as vice-presidências, juntamente com o Deputado Anselmo. O relator será o Deputado Aldo Rebelo (PCdoB-SP).
Meio ambiente e produção
O Deputado Federal Anselmo de Jesus tem defendido que haja reforma no Código vigente, por constatar inviabilidade dos produtores da Região Amazônica, e principalmente dos produtores da agricultura familiar, para o cumprimento da atual legislação ambiental, que prevê a recomposição para quem desmatou até 1998 de 50% da área de sua propriedade e a partir desta data a recomposição deverá ser de 80%.
Como um dos principais representantes da agricultura familiar na Câmara Federal, o Deputado Anselmo de Jesus, tem sustentado que o setor deveria receber tratamento diferenciado pelo Código Florestal, de forma que permita ao pequeno produtor preservar e produzir, e assim permanecer no campo.
“Vamos trabalhar por políticas que permitam aliar produção agrícola sustentável e meio ambiente”, defende Anselmo de Jesus.
Fonte: Luciane Machado
Sexta-feira, 26 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)
A defesa das famílias atípicas e das pessoas com deficiência segue como uma das principais prioridades do mandato da deputada federal Cristiane Lope

Assembleia Legislativa aprova R$ 11,8 milhões para fortalecer ações da Emater em Rondônia
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na sessão ordinária da última terça-feira (23), dois projetos de lei encaminhados pelo Poder E

Deputados aprovam R$ 11,6 milhões para ampliar ações sociais e proteção à população
O Plenário da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na sessão de terça-feira (23), um projeto de lei que autoriza a destinação de R$ 1

Reafirmando seu compromisso com a inclusão, a acessibilidade e a participação social, a Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) realiza na próx
Sexta-feira, 26 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)