Segunda-feira, 9 de junho de 2014 - 13h10
No mês de junho a Ameron completa 31 anos de fundação atuando em defesa das prerrogativas da magistratura e estimulando a cultura do direito. Além de cumprir com a missão de auxiliar na construção da cidadania e o aprimoramento da prestação jurisdicional
Foi no dia 18 de junho de 1983 que um grupo de juízes estaduais se reuniu e formou a Assembleia Geral na qual definiu e aprovou o estatuto da Associação dos Magistrados do Estado de Rondônia (Ameron). Um ano antes a magistratura rondoniense acenou para formação de uma instituição que correspondesse aos anseios da classe e atendesse aos interesses da magistratura.
Por unanimidade de votos, o desembargador Fouad Darwich Zacarias foi designado como presidente de honra e em seguida foram empossados a primeira diretoria da associação e o conselho fiscal. O desembargador Hélio Fonseca teve o nome gravado na história por ser o primeiro presidente da Ameron, mas se afastou das funções no ano seguinte devido aposentadoria, sendo substituído pelo desembargador João Batista Fleury.
Antes de possuir a primeira sede própria, as reuniões da Ameron aconteciam em auditórios de escolas, salões de hotéis, plenários do Tribunal de Justiça, Câmara dos Vereadores, Varas de Justiça, Juizados de Pequenas Causas e até em uma sala no Fórum Criminal. A primeira sede foi instalada somente no ano de 1989 em Porto Velho, era uma casa localizada na Rua Roberto de Souza, conhecida também como Rua México, no bairro Nova Porto Velho.
Em 2002, durante a gestão do desembargador Eurico Montenegro Júnior, foi inaugurada a nova sede social da Ameron na capital rondoniense, localizada na Estrada do Santo Antônio, no bairro Triângulo. O complexo adquirido em 1999 conta hoje com piscina para crianças e adultos, toboágua, sauna, apartamentos, playground, estacionamento, campo de futebol society com arquibancada, salão de festas, escritório de administração e academia de ginástica. Os associados ainda dispõem da estrutura oferecida pela casa de apoio localizada em Ji-Paraná.
A Ameron é uma instituição civil sem fins lucrativos e filiada à Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), entidade com maior número de filiados e representatividade na luta e defesa pelos direitos da magistratura. Em 31 anos de história 13 magistrados ocuparam a cadeira da presidência. O Juiz Francisco Borges Ferreira Neto é o atual presidente da Ameron, tendo como vices os desembargadores Renato Martins Mimessi e Valdeci Castellar Citon.
Fonte: Daiana
Segunda-feira, 22 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)
A Associação dos Produtores Rurais Estrela Azul (ASPROEZA), localizada em Machadinho do Oeste, recebeu novos implementos agrícolas adquiridos por me

A deputada federal Cristiane Lopes (Podemos) reforçou junto ao Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional o pedido de reconhecimento fed

Alero discute atualização do zoneamento socioeconômico-ecológico
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) realizou, na quinta-feira (18), audiência pública para debater a atualização do Zoneamento Socioeconômi

Deputada Ieda Chaves destina R$ 145 mil para ampliar atendimento a pacientes com câncer Porto Velho
Desde 2013, a Associação Voluntária de Combate ao Câncer de Porto Velho (AVCC) atua como uma rede de apoio essencial na capital rondoniense, acolhen
Segunda-feira, 22 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)