Porto Velho (RO) sábado, 18 de maio de 2024
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Política

AMAZÔNIA: Marinha Raupp defende mais investimentos


O desenvolvimento sustentável da Amazônia e a ampliação dos investimentos para a região foram defendidos pela deputada Marinha Raupp (PMDB), durante discurso proferido no plenário da Câmara na última terça-feira, 26. A parlamentar destacou a importância da Amazônia, não apenas para a região norte, mas para todo o país. Segundo ela, para promover o crescimento da região Amazônica é preciso estabelecer uma política nacional de desenvolvimento regional sustentável e sustentada, além de inserir o Plano Amazônia Sustentável (PAS), no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC0).

Marinha Raupp fez um balanço dos investimentos do Governo Federal em infra-estrutura e geração de energia, áreas estratégicas para o desenvolvimento regional. Na avaliação da parlamentar, os investimentos nestes setores contribuem para o desenvolvimento da Amazônia, especialmente no que concerne à construção das usinas hidrelétricas do Rio Madeira (Santo Antônio e Jirau). A concretização do projeto  do gasoduto Urucu-Porto Velho também foi defendido pela parlamentar rondoniense. "Se o gás existe, precisamos concretizar esse projeto. Está no PAC como estudo. É necessário passar dos estudos aos investimentos na obra, tão necessária e importante para fortalecer a indústria do Estado de Rondônia".

Obras como a pavimentação da BR-319 e a construção da ponte ligando os estados do Amazonas e de Rondônia são essenciais, segundo a deputada. Ela lembrou ainda que é preciso a realização do asfaltamento da BR-429. "Essa BR é eixo fundamental de desenvolvimento do Estado de Rondônia, pois fazem parte da região os Municípios de Costa Marques, São Francisco, Seringueiras, São Miguel e Alvorada D' Oeste. Neste período, sendo que ainda enfrentaremos o inverno amazônico, a estrada está para ser interditada", afirmou.

A importância do Agronegócio para a região amazônica também foi apresentado por Marinha Raupp. Segundo ela, essa atividade está presente na maioria das localidades da Amazônia, apresentando potencial para acelerar o dinamismo das economias locais e sub-regionais, mas que é preciso ter atenção às questões ambientais. "Não basta apenas obtermos elevados índices de produtividade e de rentabilidade econômica, precisamos também dedicar atenção à questão social e à questão ambiental quando falarmos sobre o agronegócio". Segundo ela, essa também a preocupação do Ministério da Agricultura na elaboração do Plano Executivo de Desenvolvimento Sustentável do Agronegócio, na Amazônia Legal, que deverá ser apresentado em breve à sociedade e ao setor produtivo.

A deputada destacou ainda a realização do Seminário sobre a internacionalização da Amazônia, promovido pela OAB/RO, que durante a realização dos debates fez um chamamento à sociedade civil, aos Poderes constituídos e ao Congresso Nacional para preservar a Amazônia e livrá-la da cobiça internacional. Marinha Raupp falou também sobre a importância da Amazônia no contexto nacional e internacional. "Como brasileiros, temos o dever de lutar pela cidadania e desenvolvimento dessa imensa e rica região, mostrando para o mundo a viabilidade econômica com base no desenvolvimento sustentável, o que contribuirá significativamente para o futuro da própria humanidade".

Marinha Raupp destacou mobilização da sociedade em defesa da Amazônia

A realização do I Simpósio Amazônia e Desenvolvimento nacional, que aconteceu em Brasília entre os dias 19 e 23 de novembro de 2007, demonstrou o compromisso da sociedade com a efetivação de políticas que promovam o desenvolvimento integrado e sustentável. Segundo Marinha Raupp, o evento proporcionou um amplo debate com a sociedade e a viabilização de ações para o desenvolvimento da região por intermédio do Plano da Amazônia Sustentável (PAS). Ela lembrou, que a bancada da região Norte aguarda o agendamento de audiência com o Presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva, para apresentação do Relatório Final do Simpósio.

Outro tema apresentado por Marinha Raupp foi a questão tecnológica, onde a parlamentar destacou o papel as instituições de pesquisas no desenvolvimento da região amazônica. Ela lembrou que é necessário um maior investimento nessa área. "Temos que pensar também na tecnologia, que pode ajudar a melhorar a vida das comunidades amazônicas, pois não há como conceber um mundo sem avanços tecnológicos constantes, mas devemos fazer com que esses benefícios cheguem até a nossa região", destacou. 

Fonte: Ascom

Gente de OpiniãoSábado, 18 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Alero divulga programação na 11ª Rondônia Rural Show Internacional, em Ji-Paraná

Alero divulga programação na 11ª Rondônia Rural Show Internacional, em Ji-Paraná

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) estará presente na 11ª Rondônia Rural Show Internacional (RRSI) que acontece de 20 a 24 de maio, no Cen

Vereador Everaldo Fogaça tem requerimento aprovado para recuperação da ponte sobre o Rio das Garças em Porto Velho

Vereador Everaldo Fogaça tem requerimento aprovado para recuperação da ponte sobre o Rio das Garças em Porto Velho

Na sessão desta terça-feira da Câmara Municipal de Porto Velho, o vereador Everaldo Fogaça (PSD) teve seu requerimento aprovado pelos vereadores. O

Deputado Marcelo Cruz anuncia reajuste salarial para servidores da Alero

Deputado Marcelo Cruz anuncia reajuste salarial para servidores da Alero

O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero), deputado estadual Marcelo Cruz (PRTB), anunciou nesta terça-feira (14) uma revisão anual

Dra. Taíssa visita comércios e fala sobre emenda de R$2 milhões para asfaltamento em Jacinópolis

Dra. Taíssa visita comércios e fala sobre emenda de R$2 milhões para asfaltamento em Jacinópolis

Moradores de Jacinópolis, distrito de Nova Mamoré, sofrem há anos com poeira e muita lama nas ruas. Os mais afetados são os comerciantes que precisa

Gente de Opinião Sábado, 18 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)