Quarta-feira, 25 de novembro de 2009 - 14h45
Os alunos da 5ª Série da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio, São Luiz, em Porto Velho, prestaram esta semana uma grande homenagem ao vereador Zequinha Araújo-PMDB, pelo seu trabalho como parlamentar e por sua história de vida, durante o seminário: Mitos Brasileiros.
Sob a coordenação da professora Iraci Tavares, o seminário que já está na sua 5ª edição, mobilizou os estudantes, que escolheram como tema, além do vereador Zequinha Araújo, outros personagens de nossa história como o Cantor Roberto Carlos, o atleta César Cielo e no encerramento apresentaram um belíssimo trabalho sobre a vida e obra do escritor Monteiro Lobato.
O aluno Vinícius Soares, da 5ª série A, sob orientação da professora Edna, apresentou seu trabalho sobre o vereador Zequinha Araújo, fazendo relatos de sua infância, as dificuldades para conseguir estudar, sua carreira política e sobretudo o seu grande trabalho social que desenvolve com as famílias carentes.
O vereador, em seu discurso , bastante emocionado, lembrou as palavras de sua mãe, sua maior professora, que antes de falecer pediu a ele, que procurasse a retidão e que nunca deixasse de estudar, e que assim fez, desde quando saiu do seringal Anari, onde nasceu.
Sobre sua trajetória de vida, o vereador destacou que aos 13 anos, já era monitor do antigo Mobral, no KM 27, da BR-364, em Candeias do Jamari.
E aos 15 anos, fundou a comunidade do 27, com a construção de escolas, posto de saúde, igreja e um pequeno comércio.
E que em 1981, foi aprovado entre os primeiros lugares no concurso da EMATER( Agente Administrativo, em pouco tempo foi promovido para o departamento de Orçamento
E já em 1985, chegou a Universidade federal de Rondônia, onde se formou em Ciências Econômicas. Em 1992, inicia sua carreira política, sendo eleito vereador pela primeira vez com 474 votos. Em 2008 é reeleito pela 4ª consecutive com 4.131 votos.
“Hoje, aqui, diante destes jovens, me sinto muito honrado em poder dizer a eles, que todos nós poderemos conseguir realizar nossos sonhos, e que vocês são capazes, mas que não deixem de estudar, continuem estudando que vocês terão novos e melhores horizontes no futuro, disse o vereador.
Zequinha também agradeceu o carinho e a recepção calorosa que recebeu por parte dos professores da Escola São Luiz, ali representados pela diretora Clarinda Araújo e pelas professoras, Iraci Tavares, Ariselda, Edna e Alexandra.
Ao finalizar o seminário, Zequinha, parabenizou os professores pelo trabalho que educacional e social que desenvolvem na escola São Luiz, com iniciativas como esse seminário, cujo objetivo é a socialização do conhecimento, melhorar a auto estima da classe, desenvolver a oralidade e motivar os alunos para a leitura.
Fonte: Ascom
Sexta-feira, 26 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)
A defesa das famílias atípicas e das pessoas com deficiência segue como uma das principais prioridades do mandato da deputada federal Cristiane Lope

Assembleia Legislativa aprova R$ 11,8 milhões para fortalecer ações da Emater em Rondônia
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na sessão ordinária da última terça-feira (23), dois projetos de lei encaminhados pelo Poder E

Deputados aprovam R$ 11,6 milhões para ampliar ações sociais e proteção à população
O Plenário da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na sessão de terça-feira (23), um projeto de lei que autoriza a destinação de R$ 1

Reafirmando seu compromisso com a inclusão, a acessibilidade e a participação social, a Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) realiza na próx
Sexta-feira, 26 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)