Porto Velho (RO) sexta-feira, 26 de junho de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Política

Agência Idaron realiza reunião Binacional em G.Mirim


Iniciou na manhã de hoje (30), a ll Reunião de Fronteira, no auditório da Agência Idaron de Guajará-Mirim com representantes do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Agência Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia (Idaron), Superintendência Federal de Agricultura em Rondônia (SFA), Fundo Emergencial de Febre Aftosa do Estado de Rondônia (FEFA), Secretaria de Estadual da Agricultura, Pecuária e Regularização Fundiária do Estado de Rondônia (Seagri), Associação de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (Emater), Serviço Nacional de Sanidade Agropecuária da Bolívia (Senasag) e a Federação de Fazendeiros do Beni y Pando (Fegabeni). Esse encontro tem como finalidade de discutir as ações nas fronteiras (Brasil/Bolívia) para o 24º ciclo de vacinação contra febre aftosa na Bolívia.

De acordo com o gerente de Defesa Animal da Agência Idaron, Fabiano Alexandre dos Santos, esse encontro e fruto da reunião realizada ontem (29), com os técnicos da Agência Idaron e supervisores. “No primeiro dia de reunião todos os técnicos da Idaron e supervisores discutiram os relatórios das últimas campanhas conjuntas de vacinação em território boliviano, apontando necessidades de aperfeiçoamento de ações, melhorias de condições estruturais, e principalmente o aprimoramento do ordenamento jurídico que envolve essa parceria entre Brasil/Rondônia e Bolívia/Beni. Hoje no segundo dia aconteceram às mesas de debates sobre os temas abordados com os representantes da SFA, FEFA, MAPA, Seagri, Senasag e Idaron”, explica o gerente de defesa animal.

Conforme o presidente da Agência Idaron, Marcelo Henrique Borges, nosso compromisso com os ciclos de vacinação na Bolívia, não se resume apenas a segurança sanitária, estamos inseridos no esforço brasileiro, através da política diplomática do governo Dilma, assim como o compromisso do nosso governador Confúcio Moura, de ajudar os irmãos bolivianos a tornarem-se livre de Febre Aftosa, indo ainda mais longe, imbuídos em ajudar a América do Sul a conquistar tal status. “Agradeço o apoio da Seagri, Emater, SFA que sempre ajuda nas nossas atividades. Esperamos que hoje possamos definir diretrizes para 24º Ciclos de vacinação e ampliar os nossos esforços para vê a Bolívia livre da febre aftosa com vacinação”, explica o presidente.

Participaram da reunião os representantes do Serviço Nacional de Sanidade Animal e Vegetal da Bolívia (SENASAG), Gover Virvez e Huberto Menajo; superintendente da SFA Walterlins Calaça; secretário da Seagri Anselmo de Jesus; secretário da Emater Elisafan Sales; representando o FEFA, Cláudio Junqueira; além do prefeito eleito de Guajara-Mirim, Dr. Dulcio Silva Mendes.

A faixa de fronteira entre Rondônia e a Bolívia tem 1.444 quilômetros de extensão. A Bolívia registrou o último foco de aftosa em 2007 e tem um rebanho de aproximadamente sete milhões de bovinos, que podem colocar em risco o rebanho rondoniense, hoje, reconhecido internacionalmente como livre de aftosa com vacinação.

Fonte: Decom / Elaine Barbosa

Gente de OpiniãoSexta-feira, 26 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Cristiane Lopes fortalece inclusão em Rondônia com lançamento do Projeto PCD + Mães Atípicas em Urupá

Cristiane Lopes fortalece inclusão em Rondônia com lançamento do Projeto PCD + Mães Atípicas em Urupá

A defesa das famílias atípicas e das pessoas com deficiência segue como uma das principais prioridades do mandato da deputada federal Cristiane Lope

Assembleia Legislativa aprova R$ 11,8 milhões para fortalecer ações da Emater em Rondônia

Assembleia Legislativa aprova R$ 11,8 milhões para fortalecer ações da Emater em Rondônia

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na sessão ordinária da última terça-feira (23), dois projetos de lei encaminhados pelo Poder E

Deputados aprovam R$ 11,6 milhões para ampliar ações sociais e proteção à população

Deputados aprovam R$ 11,6 milhões para ampliar ações sociais e proteção à população

O Plenário da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na sessão de terça-feira (23), um projeto de lei que autoriza a destinação de R$ 1

Alero realiza audiência pública para fortalecer políticas de inclusão e direitos das pessoas com deficiência

Alero realiza audiência pública para fortalecer políticas de inclusão e direitos das pessoas com deficiência

Reafirmando seu compromisso com a inclusão, a acessibilidade e a participação social, a Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) realiza na próx

Gente de Opinião Sexta-feira, 26 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)