Quarta-feira, 30 de outubro de 2024 - 15h39
O deputado estadual, Affonso Cândido (PL), propôs ao
governo de Rondônia a criação da Política Estadual de Incentivo ao Crédito do
Jovem Empreendedor. A proposta apresenta estratégias e ações para promover a
igualdade entre jovens de 18 a 29 anos
no mercado de trabalho.
"Este projeto de lei foi pensado para fortalecer o empreendedorismo juvenil e fomentar a criação de novos negócios. Ele chega para garantir que os jovens rondonienses tenham acesso a linhas de crédito que facilitem a abertura ou ampliação dos empreendimentos, para a geração de emprego e o desenvolvimento econômico”, frisou Affonso Cândido.
De acordo com o texto, para se beneficiar da política de incentivo, os jovens (de ambos os sexos) devem se situar na faixa etária dos 18 aos 29 anos, não possuir cargos em empresas privadas ou no serviço público (municipal, estadual e federal) e apresentar plano de negócios para a atividade que deseja desenvolver.
Outra exigência é a conclusão do ensino médio ou curso técnico profissionalizante em instituições públicas ou privadas, reconhecidas oficialmente, ou que esteja cursando ou tenha concluído o ensino superior.
O crédito para os empreendedores será concedido para a aquisição de itens
relacionados às fases de implantação, ampliação ou modernização das estruturas
das atividades de produção, prestação de serviços ou transporte. Os negócios
devem ser instalados nas regiões em que os jovens residem.
O valor do crédito, segundo Affonso Cândido, terá revisão periódica, em intervalos não superiores há cinco anos e, se for o caso, alterado em virtude da necessidade de restabelecimento do valor efetivo do poder de compra, cabendo ao órgão gestor atualizar o valor. O mesmo procedimento vai ocorrer com a taxa de juros.
“Outros estados brasileiros, como São Paulo e Amazonas, recentemente, sancionaram leis semelhantes, Rondônia também pode e deve promover políticas que incentivem seus jovens a empreender e a contribuir para o desenvolvimento regional, gerando empregos e renda. Isso é fundamental para inclusão de jovens no mercado de trabalho formal, criando um ciclo positivo de desenvolvimento social e econômico”, justificou o parlamentar.
A proposta de criação da Política Estadual de Incentivo ao Crédito do Jovem
Empreendedor segue o Estatuto da Juventude, que estabelece como diretriz a
promoção de ações que incentivem o empreendedorismo juvenil. “Por isso, a
implementação desse projeto de lei é essencial para garantir os direitos
sociais dos jovens rondonienses”, acrescentou Cândido.
Após as apresentações da Indicação nº 5092/2024 e do Requerimento nº 1155/2024 pela deputada estadual Ieda Chaves (União Brasil) ao governo de Rond
Rodada de entrevistas destaca a presença marcante da Alero na 12ª Rondônia Rural Show Internacional
Durante a semana da 12ª Rondônia Rural Show Internacional (RRSI), em Ji-Paraná, o chefe de gabinete de Relações Institucionais da Assembleia Legisla
Assembleia Legislativa aprova mudanças na legislação do ICMS para optantes do Simples Nacional
Com o objetivo de estabelecer regras mais claras e justas para a cobrança do Imposto sobre Circulação de Mercadorias ou Serviços (ICMS) para as aqui
Na manhã desta quarta-feira (21), o presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero), deputado Alex Redano, cumpriu mais uma etapa decisiva e