Porto Velho (RO) quinta-feira, 18 de junho de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Política

Ações para Orgulho do Madeira são discutidas em reunião


As questões da habitabilidade e a implantação de infraestrutura no conjunto residencial Orgulho do Madeira, no bairro Mariana, Zona Leste da capital, foram debatidas em uma reunião conjunta entre a Prefeitura de Porto Velho e o Governo do Estado de Rondônia. O encontro foi na última sexta-feira (20), na sala de reuniões Governador Jerônimo Santana, no Centro Político e Administrativo de Rondônia (CPA).

Participaram da reunião os secretários Jorge Elarrat (Sempla), Geraldo Affonso (Semdestur), Márcia Luna (Semur), Antônio Jorge (Semtran) e Edjales Benício (Sema); os adjuntos Jandernora Alves (Semed) e José Coutinho (Semusa); os coordenadores Bruno Eduardo (Juventude) e Vanusa Machado (Mulheres); além de representantes da Semagric e da Semas.

Segundo Jorge Elarrat, o encontro foi essencial, visto que o município e o estado necessitam encontrar soluções conjuntas para trabalhar a questão da qualificação do Orgulho do Madeira com o intuito de fortalecer a condição de urbanização do conjunto residencial e também da inserção dos moradores no mercado de trabalho, a partir de melhoria da renda das famílias que residem no local.

 “São basicamente duas propostas. Uma trata diretamente questões como iluminação pública, segurança, transporte urbano, educação, saúde, ou seja, todo o aparelhamento urbanístico do local. O outro eixo é a inserção econômica das pessoas, com o fortalecimento de suas potencialidades produtivas com a capacitação, oferecimento de consultorias para montagem de pequenos negócios, a fim de garantir a sustentabilidade do conjunto”, explicou o titular da Sempla.

 Também serão trabalhadas outras questões como o empoderamento de grupos minoritários, entre eles o de mulheres e de jovens, com a conscientização e a participação desses grupos de forma mais efetiva da vida social do local onde essas pessoas vivem. O objetivo é encontrar uma agenda comum, criar um cronograma e tentar fazer de tal sorte que aquele espaço um local mais agradável e humano de se viver”, complementou Elarrat.

 Entre as propostas apresentadas pela prefeitura que podem ser implantadas no Orgulho do Madeira, estão projetos de inclusão digital e de prevenção ao uso de drogas, artesanato, reciclagem e coleta seletiva de lixo, economia solidária, criação de espaços esportivos e de lazer, horta comunitária e educação ambiental.

Fonte: Joel Elias

 

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 18 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Assembleia Legislativa homenageia Mariana Carvalho e Maurício Carvalho com Título Honorífico de Honra ao Mérito

Assembleia Legislativa homenageia Mariana Carvalho e Maurício Carvalho com Título Honorífico de Honra ao Mérito

A Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia (ALE-RO) realizou, nesta quarta-feira (17), a entrega do Título Honorífico de Honra ao Mérito à magn

Alex Redano solicita recuperação de estradas e ponte no interior do Parque Nacional de Pacaás Novos

Alex Redano solicita recuperação de estradas e ponte no interior do Parque Nacional de Pacaás Novos

Com o objetivo de garantir melhores condições de acesso e fortalecer as ações de preservação ambiental, fiscalização e pesquisa desenvolvidas no Par

Assembleia aprova PEC que garante acúmulo de cargos para policiais e bombeiros militares

Assembleia aprova PEC que garante acúmulo de cargos para policiais e bombeiros militares

A Assembleia Legislativa de Rondônia aprovou em dois turnos, nesta terça-feira (16), a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 26/2026, encaminhada

Deputado Alex Redano solicita mutirão para emissão da nova Carteira de Identidade Nacional em Cacoal

Deputado Alex Redano solicita mutirão para emissão da nova Carteira de Identidade Nacional em Cacoal

O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), apresentou indicação ao Governo do Estado, com cópia à Secr

Gente de Opinião Quinta-feira, 18 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)