Quarta-feira, 17 de dezembro de 2014 - 07h03
A Comissão de Agricultura e Reforma Agrária do Senado Federal (CRA) aprovou, nesta terça-feira (16), relatório do senador Acir Gurgacz (PDT-RO) com apresentação de cinco emendas ao projeto de Lei Orçamentária Anual da União para 2015 (LOA 2015).
Foram analisadas 52 propostas. As emendas aprovadas garantem acréscimo de recursos para o Ministério da Agricultura, a Embrapa, o Ministério do Desenvolvimento Agrário e o Ministério da Pesca e Aquicultura. Acir aprovou as ações para as quais foi apresentado o maior números de propostas pelos senadores.
O relator deu prioridade a propostas de emendas para a aquisição de máquinas e equipamentos de forma a incentivar a produção dos agricultores familiares e assentados da reforma agrária.
Também foram contemplados projetos de recuperação de estradas vicinais, correção de solo, construção de pequenos abatedouros de animais, aquisição de máquinas de beneficiamento de produtos agrícolas, mercados públicos e outras obras e ações que atendam os municípios.
Ganhou destaque ainda a ampliação de estudos sobre técnicas de monitoramento do uso da terra e desenvolvimento de tecnologias para áreas de conservação em uso, além da implantação de políticas de incentivo à valoração dos serviços ambientais.
Acir Gurgacz também propôs a destinação de mais recursos para ampliar e agilizar as ações de transferência de tecnologia entre a pesquisa e os agentes multiplicadores (em especial de extensão rural).
Fonte: Ascom/Senador Acir Gurgacz (PDT-RO)
Domingo, 21 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)
A Associação dos Produtores Rurais Estrela Azul (ASPROEZA), localizada em Machadinho do Oeste, recebeu novos implementos agrícolas adquiridos por me

A deputada federal Cristiane Lopes (Podemos) reforçou junto ao Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional o pedido de reconhecimento fed

Alero discute atualização do zoneamento socioeconômico-ecológico
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) realizou, na quinta-feira (18), audiência pública para debater a atualização do Zoneamento Socioeconômi

Deputada Ieda Chaves destina R$ 145 mil para ampliar atendimento a pacientes com câncer Porto Velho
Desde 2013, a Associação Voluntária de Combate ao Câncer de Porto Velho (AVCC) atua como uma rede de apoio essencial na capital rondoniense, acolhen
Domingo, 21 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)