Terça-feira, 12 de novembro de 2013 - 06h25
O senador Acir Gurgacz (PDT) denunciou mais uma vez, nesta segunda-feira, 11, no plenário do Senado, a má qualidade do serviço de restauração do lote 2 da BR-364, entre Pimenta Bueno e Ouro Preto d’Oeste. De acordo com Acir, a camada de asfalto que está sendo aplicada sobre a base da pista tem cerca de 4 centímetros, quando deveria ter 6 centímetros. Além disso, a mistura da emulsão asfáltica com brita é de péssima qualidade, pois já está apresentando rachaduras e buracos em diversos trechos. “Lutamos muito para conseguir a restauração desta rodovia e não podemos aceitar que seja feito um serviço de má qualidade, que se desfaça no primeiro período de chuvas”, criticou Acir.
O senador realizou, na última sexta-feira, 8, mais uma vistoria nas obras de restauração da rodovia, no trecho entre Presidente Médici e Cacoal, e verificou que o serviço de pavimentação asfáltica continua abaixo da qualidade contratada e exigida pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (Dnit). Gurgacz já tinha feito uma vistoria no dia 21 de outubro, quando denunciou pela primeira vez a má qualidade da obra no plenário do Senado e no Dnit. “Na primeira denúncia que apresentei ao Dnit a empresa se comprometeu em refazer o trabalho, reconhecendo que a mistura do asfalto não tinha sido bem feita. No entanto, continua aplicando o mesmo asfalto de péssima qualidade e não refez o serviço mal feito anteriormente”, frisou Acir.
Nesta terça-feira, além de pronunciamento no plenário do Senado, Gurgacz encaminhou novamente denúncia com relatório fotográfico ao diretor geral do Dnit, general Jorge Fraxe, que se comprometeu em realizar vistoria nas obras e notificar a empresa. De acordo com o diretor do Dnit, o contrato com a empresa responsável pela fiscalização da obra de restauração da BR-364 foi cancelado e esse trabalho está sendo feito pela equipe técnica da superintendência do Dnit em Rondônia.
Gurgacz disse que a rodovia é importante tanto para o transporte de passageiros como para o escoamento da produção de Rondônia. Ele acrescentou que vem acompanhando a evolução da obra e chegou a mostrar fotografias para chamar a atenção para a baixa qualidade do asfalto. O senador pediu ao governo federal que preste atenção à rodovia, pois mesmo com a restauração em andamento, a estrada continua cheia de buracos. “Vou continuar acompanhando e denunciando, pedindo para que providências sejam tomadas”, afirmou o senador.
Em aparte, o senador Cristovam Buarque (PDT-DF) elogiou o pronunciamento do colega. Cristovam ainda pediu uma reflexão sobre a qualidade das rodovias do país e disse que a má qualidade das estradas não é realidade apenas de Rondônia, mas se repete no Brasil como um todo.
Fonte: Ascom
Terça-feira, 23 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)
O deputado estadual Alex Redano (Republicanos), presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, realizará no próximo dia 26 de junho, às 9 horas,

Prefeito Léo Moraes declara apoio a Marcos Rogério para o Governo de Rondônia
A pré-candidatura do senador Marcos Rogério (PL) ao Governo de Rondônia ganhou um importante reforço político na noite desta segunda-feira (22), dur

Hildon e Cirone propõem industrialização para agregar valor a produtos do agro
O ex-prefeito de Porto Velho por dois mandatos e pré-candidato ao Governo do Estado, Hildon Chaves (Federação União Progressista), e o pré-candidato

Na manhã desta segunda-feira (22), a Assembleia Legislativa de Rondônia realizou uma Sessão Solene proposta pelo deputado estadual Ismael Crispin (P
Terça-feira, 23 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)