Sábado, 7 de agosto de 2010 - 18h07
Jornal publica pesquisa realizada em Rondônia por instituto desconhecido até do Google - Blog não reproduzirá os resultados desta pesquisa e manterá como fidedigna, até mesmo pela semelhança dos números, a pesquisa Ibope.
Você contrataria um instituto de pesquisa desconhecido para fazer pesquisa eleitoral, com o objetivo de publicá-la? Não! Pois em Rondônia, o jornal “O Estadão do Norte” não só contratou, mas também conseguiu registrar junto ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE), segundo reportagem divulgada na edição nº 9.508, de 4 de agosto de 2010, os resultados de uma dessas estranhas peças de propaganda eleitoral.
Estranha, pelo fato do Instituto Brasileiro de Pesquisa de Opinião Pública (Ibrape), que assina a sondagem, usar a mesma sigla do Instituto Brasileiro de Pesquisa e Ensino “IBRAPE”, instituição que prepara profissionais para ingresso na área da estética e, desde 1996, segue avançada e exclusiva técnica de ensino, com base na transferência de conhecimento científico e o desenvolvimento prático pelo sistema único de treinamento ACE em sua clínica-escola.
Mais estranho, ainda, pelo fato do "Ibrape", responsável pela pesquisa em pauta, não dispor sequer de uma única menção no maior portal de consultas da Rede Mundial de Computadores, o “Google”, que, ao contrário, registra o domínio do INBRAP - INSTITUTO BRASILEIRO DE PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA.
Depois, pela própria reportagem descumprir resolução específica editada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que manda publicar juntamente com os resultados da pesquisa, a metodologia utilizada, contribuindo dessa forma para prestar um desserviço ao leitor, na contramão do clamor nacional pela ética e transparência em todos os setores da atividade humana.
Pelos motivos aqui descritos, o blog não reproduzirá os resultados desta pesquisa e manterá como fidedigna, até mesmo pela semelhança dos números, a pesquisa Ibope já divulgada por este blog e que foi encomendada pela TV Rondônia.
Fonte: Blog do Bidu / Abdoral Cardoso
Terça-feira, 30 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)
Em um movimento que marca a história do setor produtivo rondoniense, a deputada federal Cristiane Lopes (Podemos) realizou a entrega oficial de um m

Com quase R$ 5 milhões investidos em Alto Paraíso, Cristiane Lopes acompanha reta final da nova UBS
A saúde pública do município de Alto Paraíso está prestes a dar um salto histórico de qualidade. A deputada federal Cristiane Lopes esteve na cidade

A defesa das famílias atípicas e das pessoas com deficiência segue como uma das principais prioridades do mandato da deputada federal Cristiane Lope

Assembleia Legislativa aprova R$ 11,8 milhões para fortalecer ações da Emater em Rondônia
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na sessão ordinária da última terça-feira (23), dois projetos de lei encaminhados pelo Poder E
Terça-feira, 30 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)