Porto Velho (RO) quinta-feira, 25 de junho de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Política

12º Congresso do Sintero termina com aprovação do Plano de Lutas


 
As metas a serem atingidas pela luta dos trabalhadores em educação nos próximos dois anos e os métodos a serem utilizados pelo Sintero foram definidos pela categoria durante o 12º Congresso Estadual dos Trabalhadores em Educação, promovido pelo Sintero no período de 14 a 16 de agosto, em Ji-Paraná. 

Foram três dias de palestras, plenárias e intensos debates sobre vários assuntos, como a qualidade do ensino, a falta de valorização dos profissionais da educação, a violência, e, principalmente, como cada trabalhador em educação pode e deve participar da luta da categoria. 

O evento teve como palestrantes algumas das mais conceituadas autoridades em educação e em lutas de classes, como o secretário de Assuntos Educacionais da CNTE, Heleno Araújo; o secretário Executivo Adjunto do MEC, Francisco das Chagas; e o mestre em formação social dos trabalhadores, Denílson Costa. 

Após o detalhamento, por grupos de trabalho, de todas as situações apresentadas e debatidas no Congresso, foi elaborado um plano de atuação que deve ser executado pela direção do Sintero. 

Os trabalhadores em educação definiram como prioridade a luta pela melhoria da qualidade do ensino, por melhores salários e contra o assédio moral praticado por gestores nas escolas. 

O Plano de Lutas aprovado no 12º Congresso do Sintero tem aproximadamente 50 itens, entre lutas gerais da classe trabalhadora e lutas específicas dos profissionais da educação. 

A presidente do Sintero, uma das coordenadoras do evento, disse que este está entre os melhores e mais proveitosos congressos já realizados pelo Sintero. Ela destacou a qualidade das palestras e dos debates, e disse que a meta foi atingida com a participação efetiva dos delegados e das delegadas, representantes de todo o Estado. 

Moções de aplauso e de repúdio

A plenária final do 12º Congresso do Sintero aprovou, ainda, duas moções, sendo uma de aplauso e outra de repúdio. 

A moção de aplauso aprovada foi para a senadora Fátima Cleide (PT), por ter apresentado projeto de lei no Congresso Nacional reconhecendo todos os trabalhadores em educação como profissionais da educação. O projeto tramitou no Senado como PLS 507/03 e foi sancionado sem vetos pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva como Lei 12.014/09. 

A moção de repúdio foi para a diretora da Escola Estadual Cecília Meireles, de Vilhena, Elizéia Oliveira de Moura, acusada de praticar abuso de poder e assédio moral contra os trabalhadores em educação daquela unidade. A situação foi tratada com descaso pela Seduc. Mesmo tendo sido denunciada e de ter o assédio comprovado pelos funcionários e professores daquela escola, a diretora foi mantida no cargo. 

Fonte: Adércio Dias

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 25 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputado Alex Redano propõe audiência pública para debater direitos das pessoas com deficiência em Rondônia

Deputado Alex Redano propõe audiência pública para debater direitos das pessoas com deficiência em Rondônia

O deputado estadual Alex Redano (Republicanos), presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, realizará no próximo dia 26 de junho, às 9 horas,

Prefeito Léo Moraes declara apoio a Marcos Rogério para o Governo de Rondônia

Prefeito Léo Moraes declara apoio a Marcos Rogério para o Governo de Rondônia

A pré-candidatura do senador Marcos Rogério (PL) ao Governo de Rondônia ganhou um importante reforço político na noite desta segunda-feira (22), dur

Hildon e Cirone propõem industrialização para agregar valor a produtos do agro

Hildon e Cirone propõem industrialização para agregar valor a produtos do agro

O ex-prefeito de Porto Velho por dois mandatos e pré-candidato ao Governo do Estado, Hildon Chaves (Federação União Progressista), e o pré-candidato

Deputado Ismael Crispin concede Título de Cidadão Rondoniense ao ex-prefeito Tião Valladares e homenageia Coral Vozes do Legislativo

Deputado Ismael Crispin concede Título de Cidadão Rondoniense ao ex-prefeito Tião Valladares e homenageia Coral Vozes do Legislativo

Na manhã desta segunda-feira (22), a Assembleia Legislativa de Rondônia realizou uma Sessão Solene proposta pelo deputado estadual Ismael Crispin (P

Gente de Opinião Quinta-feira, 25 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)