Cesar Bianconi - Agência O Globo
BRASÍLIA (Reuters) - O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Marco Aurélio Mello, proclamou na noite de domingo Luiz Inácio Lula da Silva (PT) reeleito presidente da República por mais quatro anos.
``Os votos que ainda faltam para serem totalizados não cobrem a diferença entre o primeiro e segundo colocados, o que implica dizer que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva está reeleito'', afirmou a jornalistas o presidente do TSE, Marco Aurélio Mello, por volta das 19h30.
``A diferença maior de votos resulta em legitimidade para o candidato eleito'', acrescentou.
Com 96,59 por cento da apuração concluída, Lula tinha 60,77 por cento dos votos válidos, que excluem brancos e nulos, contra 39,23 por cento de Geraldo Alckmin (PSDB), perto das 20h10.
O TSE anunciou a vitória de Lula bem antes da previsão inicial, de que o resultado seria conhecido às 22h.
O presidente do TSE, questionado se a eleição está sub júdice, devido ao processo na Justiça Eleitoral sobre a compra por petistas de um suposto dossiê contra candidatos do PSBD, afirmou que ``toda e qualquer eleição é eleição sub júdice''.
``Desde que estou integrado ao Judiciário, jamais presenciei uma eleição sem processos pendentes'', afirmou.
Segundo ele, não se pode fazer especulações de que ``talvez tenhamos um terceiro turno''.
``Está na nossa Constituição Federal um princípio, que é o princípio da não culpabilidade. A culpa tem que ser comprovada, e tem que ser compravada de forma robusta... não vamos precipitar as coisas, vamos observar a ordem natural que a elas é própria'', ponderou.
Marco Aurélio defendeu que um candidato à reeleição para a Presidência da República se afaste do cargo para disputar o pleito, o que não é necessário pela legislação eleitoral que vigora.
``É muito difícil separar a figura do administrador da figura do candidato. Essa dificuldade decorre até mesmo da circunstância, de o administrador-candidato à reeleição permanecer na cadeira, sucumbindo às tentações'', disse.
Sábado, 17 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)