Porto Velho (RO) sábado, 6 de junho de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Política - Nacional

STF anula eleições no Ministério Público do Acre


STF anula eleições para corregedor-geral do Ministério Público do Acre

O ministro Eros Grau, do Supremo Tribunal Federal (STF), anulou no último dia 7 as eleições para corregedor-geral do Ministério Público (MP) do Acre. Ele determinou o cumprimento de decisão liminar de sua autoria, que no dia 30 de outubro suspendeu as eleições até o julgamento final de Mandado de Segurança (MS 26979) em que o procurador de justiça* Williams João Silva contesta decisão que o impediu de participar nas eleições.

Na decisão do dia 7, o ministro explica que a sua decisão liminar no sentido de suspender as eleições, realizadas no dia 30 de outubro, foi proferida no momento em que o pleito era realizado. Apesar disso, Eros Grau ressalta a necessidade de se manter a liminar e, portanto, anular as eleições, até que se julgue o mérito do pedido feito no mandado de segurança.

Ele foi impedido de participar das eleições pelo Conselho Nacional dos Ministérios Público (CNMP) porque responde a processo disciplinar e criminal por crime ambiental. O CNMP considerou que a Lei Orgânica Nacional do Ministério Público obriga seus integrantes a manter “ilibada conduta pública e particular”.

Ao deferir liminar favorável ao pedido do procurador Williams, Eros Grau considerou que o princípio constitucional da presunção de inocência deve ser aplicado quando não há decisão judicial transitada em julgado. “A avaliação de eventual conduta incompatível com o exercício do cargo deve ser aferida após eventual posse do candidato eleito, no exercício de suas funções no cargo de corregedor-geral”, alegou o ministro.

* O procurador de justiça é o membro do Ministério Público estadual que atua junto ao Tribunal de Justiça (2ª instância), sucedendo o promotor de justiça, atuante junto às varas do Poder Judicário estadual (1ª instância).

Fonte: STF

Gente de OpiniãoSábado, 6 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputada federal Cristiane Lopes cobra Energisa e ANEEL por solução definitiva diante da crise elétrica em Rondônia

Deputada federal Cristiane Lopes cobra Energisa e ANEEL por solução definitiva diante da crise elétrica em Rondônia

A deputada federal Cristiane Lopes intensificou a atuação em defesa da população atingida pelos constantes apagões em Rondônia e esteve pessoalmente

CPMI do INSS aprova quebra de sigilo de Lulinha e convoca André Moura

CPMI do INSS aprova quebra de sigilo de Lulinha e convoca André Moura

Os integrantes da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) aprovaram, nesta quinta-feira (26), a

Maurício Carvalho defende isenção do imposto de renda para professores em audiência pública na Câmara

Maurício Carvalho defende isenção do imposto de renda para professores em audiência pública na Câmara

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados realizou, nesta quarta-feira (12), audiência pública para debater o Projeto de Lei 165/2022, que prop

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.

Nesta quinta-feira, (07/09) o Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia  - (SINSEMPRO) realizou Eleições  para a escolha da nova d

Gente de Opinião Sábado, 6 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)