Porto Velho (RO) terça-feira, 22 de abril de 2025
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Política - Nacional

Raupp propõe abrir mercado de vôos domésticos a empresas estrangeiras


Com a intenção de aumentar a oferta de vôos domésticos no país, o senador Valdir Raupp (PMDB-RO) apresentou projeto de lei para permitir que empresas internacionais de transporte aéreo possam prestar esse tipo de serviço no Brasil.

O PLS 258/06 altera os artigos 181, 182 e 212 do Código Brasileiro de Aeronáutica para revogar as restrições à nacionalidade do capital das companhias aéreas, autorizando a concessão do tráfego aéreo doméstico a qualquer pessoa jurídica brasileira que tiver sede no país, sem limitação de percentagem do capital estrangeiro das empresas. O projeto também autoriza a prestação de serviços de transporte aéreo doméstico, entre pontos de escala no Brasil, por companhias aéreas internacionais.

Em sua justificação, Raupp argumenta que a crise da aviação nacional nos últimos anos resultou na cessação de atividades de algumas empresas tradicionais de transporte aéreo. Assim, como lembrou, o consumidor vem enfrentando redução da oferta e problemas como tarifas mais caras, filas nos aeroportos, overbooking - marcação de lugares em número superior à lotação da aeronave, levando em conta a possibilidade de desistências de última hora -e extravio de bagagem.

A permissão para que companhias estrangeiras possam prestar serviços aéreos domésticos regulares permitirá maior concorrência no setor e melhor atendimento do consumidor, na opinião do senador. Além disso, a oferta de assentos em vôos domésticos pode ser ainda mais ampliada, aproveitando a capacidade ociosa das aeronaves que operam rotas internacionais.

Atualmente, as empresas aéreas internacionais são obrigadas a percorrer longos trechos sobre o território nacional com ociosidade de lugares porque lhes é vedada a oferta de serviços domésticos. Visando corrigir essa distorção, o projeto estabelece tratamento isonômico entre empresas aéreas nacionais e estrangeiras, permitindo que estas últimas vendam passagens nos trechos domésticos de linhas internacionais, afirma Raupp.

A proposta está em tramitação na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), onde aguarda designação de relator.

Fonte:Laura Fonseca - Agência Senado

Gente de OpiniãoTerça-feira, 22 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Governo Federal institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens e o comitê gestor

Governo Federal institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens e o comitê gestor

O Governo Federal instituiu nesta terça-feira, 8 de abril, a Portaria Conjunta que institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial e Laboral entre

STF tem maioria para determinar recálculo de cadeiras na Câmara dos Deputados

STF tem maioria para determinar recálculo de cadeiras na Câmara dos Deputados

O Supremo Tribunal Federal (STF) formou nesta sexta-feira (25) maioria de votos para determinar que a Câmara dos Deputados faça a redistribuição do

Governo Federal se compromete a incluir plano de carreira da ANM na LOA 2024

Governo Federal se compromete a incluir plano de carreira da ANM na LOA 2024

O Sindicato Nacional dos Servidores das Agências Nacionais de Regulação (SInagências) conseguiu uma solução direta do governo após intensa articulaç

Deputado estadual Pedro Fernandes será o relator da CPI das Reservas em Rondônia

Deputado estadual Pedro Fernandes será o relator da CPI das Reservas em Rondônia

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das Reservas foi instaurada em Rondônia para investigar possíveis irregularidades nos processos de criação

Gente de Opinião Terça-feira, 22 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)