A ministra do Meio Ambiente Marina Silva foi homenageada na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa do Senado e foi parabenizada pelo dia Internacional da Mulher como representante simbólica de todas as mulheres brasileiras. Marina também recebeu parabéns dos parlamentares pelas ações de combate à devastação da Floresta Amazônica.
De acordo com a ministra, o Brasil é tem posição estratégica privilegiada no atual cenário internacional por causa da floresta e a sua biodiversidade. Para Marina, a riqueza ambiental pode ser explorada sem destruição da Amazônia.
Fátima Cleide, única senadora presente na Comissão, ressaltou a importância do Brasil ter uma mulher como a Marina na direção do Ministério do Meio Ambiente. É uma honra para nós brasileiros termos uma gestora como a Marina Silva, uma mulher amazônida de luta e coragem. Sua luta é a minha luta e a luta de todos e todas que defendem a Amazônia, disse Fátima. Sua presença hoje nesta Comissão, ministra, também é uma forma de homenagearmos todas as mulheres brasileiras neste Dia Internacional da Mulher, complementou a senadora, intercalando a homenagem com as ações ambientais.
Marina também ressaltou a importância da tecnologia brasileira na produção de energia limpa, especialmente em relação ao grande parque hidrelétrico brasileiro e aos biocombustíveis aqui desenvolvidos. No entanto, frente às graves mudanças climáticas recentemente relatadas pela ONU, a ministra destacou a necessidade de governos e sociedades adotarem a ética e a solidariedade como guia dos procedimentos sustentáveis, seja na construção do desenvolvimento interno, seja na relação do Brasil com os demais povos. Esta tecnologia que temos desenvolvido na produção de combustíveis a partir de fontes renováveis, como álcool de cana-de-açúcar e o diesel de oleaginosas nativas diversas, só será de fato uma oportunidade de negócio para o Brasil se gerar solidariedade capaz de ser compartilhada com todos os povos, afirmou a ministra.
Fonte: Henrique Teixeira

Domingo, 25 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)