Ilimar Franco - Cristiane Jungblut - Luiza Damé (Agência O Globo)
SALVADOR - Candidato à reeleição, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva confirmou na madrugada deste sábado que não participará de debates no primeiro turno. O primeiro encontro dos presidenciáveis acontecerá na TV Bandeirantes, na segunda-feira.
Quando perguntado sobre se participaria de debates na televisão o presidente respondeu:
- Não, não vou participar.
O presidente chegou ao Tropical Hotel da Bahia ao 55 minutos da madrugada deste sábado, vindo de dois comícios no Rio. Horas depois de dividir palanque com o petista Vladimir Palmeira em Niterói, Lula pediu votos para o candidato do PRB a governador, Marcelo Crivella.
Para o comando da campanha de Lula e ministros, os tropeços se deveram ao nervosismo do candidato. Os erros de dados e na construção de frases foram classificados como "atos falhos", que não comprometeram o seu desempenho.
Segundo assessores do Planalto, Lula já estava bastante nervoso antes da entrevista, pois era o último candidato a participar da série e os entrevistadores já haviam sido duros com os antecessores.
Já na Bahia, Lula fez comentários animados sobre os comícios na noite de sexta-feira no Rio de Janeiro com os candidatos ao governo Vladimir Palmeira, do PT, e Marcelo Crivella, do PRB.
- Foi muito bom no Rio. Fizemos um comício com 5 mil pessoas em Niterói com o Vladimir. Depois o Crivella colocou 35 mil, 40 mil pessoas na Cinelândia - afirmou Lula.
Durante comício em Niterói, o presidente disse que a oposição tem atrapalhado a aprovação de projetos importantes para o país. Ele acusou o PSDB e o PFL de impedirem a votação de projetos como o pré-empresa, que beneficia camelôs 'normalmente achacados por prefeituras do Brasil inteiro'.
- Eles não querem votar, porque o PFL e o PSDB, tudo o que puderem fazer para prejudicar o Lula, vão fazer. Eles pensam que porque governam esse país há 500 anos e tiveram diploma, sabem mais do que um operário.
Domingo, 20 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)