Porto Velho (RO) sexta-feira, 19 de junho de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Política - Nacional

Eliana Calmon quer pressa em projeto que cria colegiado


Vladimir Platonow
Agência Brasil

Rio de Janeiro – A corregedora nacional de Justiça, ministra Eliana Calmon, quer pressa na aprovação do Projeto de Lei da Câmara nº 3 de 2010 (PLC 03/2010), que tramita no Congresso Nacional. Ele dispõe sobre o processo e julgamento, por um colegiado de juízes, de crimes cometidos por grupos organizados. “Dessa forma nós tiramos o foco de um juiz. Vamos fazer colegiados com três juízes”, disse.

A iniciativa, segundo a corregedora, tem como objetivo diluir a responsabilidade e eventual pressões e represálias, como ocorreu recentemente com o juiz Paulo Augusto Moreira Lima que alegou cansaço e ameaças à própria família para sair do caso envolvendo o empresário Carlos Augusto de Almeida Ramos, o Carlinhos Cachoeira.

Eliana Calmon disse hoje (27) que vai procurar ainda esta semana o presidente da Câmara dos Deputados, deputado Marco Maia (PT-RS), para pedir rapidez na votação do projeto, que voltou à Câmara por causa das alterações feitas no Senado.

“Uma providência que nós estamos tomando é ver se conseguimos aprovar com a maior rapidez um projeto que já passou pelo Senado e já está na Câmara, ainda sem relator, quanto à realização do trabalho nesses processos que envolvem crime organizado e quadrilhas por um colegiado e não um juiz”, declarou a corregedora.

O PLC 03/2010 prevê o colegiado formado pelo juiz do processo e mais dois, escolhidos por sorteio eletrônico. As reuniões serão sigilosas, se houver risco à integridade dos magistrados. O projeto foi apresentado originalmente à Câmara pela Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe).

Eliana Calmon participou hoje (27), no Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, da cerimônia que marcou o início do pagamento de precatórios, no valor de R$ 51,8 milhões, a 1.007 pessoas incluídas no grupo prioritário, com idade a partir de 60 anos ou portadoras de doença.
 

Gente de OpiniãoSexta-feira, 19 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputada federal Cristiane Lopes cobra Energisa e ANEEL por solução definitiva diante da crise elétrica em Rondônia

Deputada federal Cristiane Lopes cobra Energisa e ANEEL por solução definitiva diante da crise elétrica em Rondônia

A deputada federal Cristiane Lopes intensificou a atuação em defesa da população atingida pelos constantes apagões em Rondônia e esteve pessoalmente

CPMI do INSS aprova quebra de sigilo de Lulinha e convoca André Moura

CPMI do INSS aprova quebra de sigilo de Lulinha e convoca André Moura

Os integrantes da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) aprovaram, nesta quinta-feira (26), a

Maurício Carvalho defende isenção do imposto de renda para professores em audiência pública na Câmara

Maurício Carvalho defende isenção do imposto de renda para professores em audiência pública na Câmara

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados realizou, nesta quarta-feira (12), audiência pública para debater o Projeto de Lei 165/2022, que prop

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.

Nesta quinta-feira, (07/09) o Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia  - (SINSEMPRO) realizou Eleições  para a escolha da nova d

Gente de Opinião Sexta-feira, 19 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)