Porto Velho (RO) quarta-feira, 1 de maio de 2024
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Brasil

Mais que um projeto de engenharia, BR-319/AM/RO é prioridade de uma gestão atenta à questão ambiental, defende George Santoro

Secretário-executivo do Ministério dos Transportes conduziu, em Manaus, segunda reunião do GT que debate recuperação da estrada com responsabilidades social e ambiental. População, Poder Público e setor produtivo local deram contribuições


Equipe do ministério foi a Manaus colher contribuições da comunidade para projeto de recuperação da rodovia - Foto: Thiago Tarelli/MT - Gente de Opinião
Equipe do ministério foi a Manaus colher contribuições da comunidade para projeto de recuperação da rodovia - Foto: Thiago Tarelli/MT

Aliar infraestrutura de qualidade e sustentável a ganhos sociais, econômicos e logísticos. Essa premissa norteia o grupo de trabalho que debate soluções e alternativas para a recuperação da BR-319/AM/RO. Conduzida nesta segunda-feira (11) pelo secretário-executivo do Ministério dos Transportes, George Santoro, a segunda reunião do GT reuniu acadêmicos da região, sociedade civil e representantes do setor produtivo, do Parlamento e do Poder Público local.
 

"É importante ouvir todos os envolvidos para que a gente chegue a uma solução. Não se trata somente de um projeto de engenharia, mas de uma gestão atenta à questão ambiental", ressaltou George Santoro, na abertura do encontro. “Esse grupo de trabalho tem a finalidade de pensar propostas que otimizem a infraestrutura da BR- 319. O objetivo é aliar a segurança viária ao baixo impacto ambiental", completou a secretária nacional de Transporte Rodoviário, Viviane Esse.
 

O público presente nesta tarde contribuiu com propostas e sugestões para o projeto que analisa a pavimentação do trecho mais crítico da rodovia, o que corresponde a quase 500 quilômetros. Única ligação rodoviária entre as capitais do Amazonas, Manaus, e de Rondônia, Porto Velho, a BR-319 interliga 22 municípios na Floresta Amazônica.
 

"Cerca de 300 mil moradores das cidades cortadas pela BR-319 aguardam a recuperação dessa rodovia há anos. Existe uma complexidade ambiental, mas a rodovia não pode ficar abandonada. A gente acredita que esse grupo de trabalho criado pelo Ministério dos Transportes vai contribuir para acelerar o processo de revitalização da estrada", afirmou André Marsílio, presidente da Associação Amigos da BR- 319, importante organização social da região.
 

Ações emergenciais
Conforme o secretário-executivo do Ministério dos Transportes, a crise de oxigênio em Manaus, durante a pandemia da Covid-19, escancarou a situação crítica da rodovia. A estrada foi utilizada como principal rota para o envio de insumos médicos à capital amazonense, mas sua manutenção foi praticamente abandonada nos últimos anos – no período chuvoso, de dezembro a maio, a BR-319 fica intransitável.
 

Segundo o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), em 10 anos, cerca de R 110 milhões foram gastos em estudos ambientais para a realização da recuperação da rodovia. Reverter o quadro de abandono é prioridade da atual gestão do Governo Federal. Para tanto, ao longo deste ano, o DNIT aplicou mais de R 40 milhões somente em obras emergenciais na BR-319.

 

"Nós estamos aprofundando o diálogo sobre a BR-319. Uma rodovia fundamental para escoar a produção da região, alavancar o desenvolvimento, sem deixar de lado a sustentabilidade", enfatizou o subsecretário de Sustentabilidade, Cloves Benevides. "Teremos outras inúmeras reuniões para chegar a um projeto adequado. Estamos abertos, essa é uma diretriz do Ministério dos Transportes: pensar em estratégias ouvindo as comunidades", assegurou.

 

Entidades presentes à reunião

· Centro da Indústria do Estado do Amazonas

· OAB/AM

· Associações e ONGs

· Exército Brasileiro

· Funai/AM

· PRF

· Governo do Estado do Amazonas

· Bancada federal e estadual do AM 

Novas propostas e sugestões para a recuperação sustentável da BR-319 podem ser enviadas para o e-mail gtbr319amtransportes܂gov܂br. Ao fim dos trabalhos, o grupo irá consolidar uma nota técnica, que servirá como documento de referência, com encaminhamentos, metas, sugestões de responsabilidades e de governança, prazos, custos e indicação de tecnologias a serem adotadas no projeto da BR-319/AM/RO.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 1 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

CNC debate enfrentamento dos dilemas que limitam setor aéreo na Amazônia Legal

CNC debate enfrentamento dos dilemas que limitam setor aéreo na Amazônia Legal

O presidente do Sistema CNC-Sesc-Senac, José Roberto Tadros, se reuniu na manhã desta quarta-feira (24), em Brasília, com o senador Alan Rick (União

Rondônia terá 75 locais de aplicação de provas do Concurso Público Nacional

Rondônia terá 75 locais de aplicação de provas do Concurso Público Nacional

No próximo dia 5 de maio, será realizada a prova do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), modelo inovador de seleção de servidores públicos, r

Comissão Pastoral da Terra realiza lançamento nacional do relatório Conflitos no Campo 2023

Comissão Pastoral da Terra realiza lançamento nacional do relatório Conflitos no Campo 2023

A Comissão Pastoral da Terra (CPT) lançou a 38ª edição da publicação Conflitos no Campo Brasil, apontando o balanço dos dados da violência ligada a

Governo Federal lança campanha em defesa dos povos indígenas e da biodiversidade brasileira

Governo Federal lança campanha em defesa dos povos indígenas e da biodiversidade brasileira

O Governo Federal lançou nesta sexta-feira, 19 de abril, dia em que são celebradas a riqueza e a diversidade dos povos indígenas no Brasil, a camp

Gente de Opinião Quarta-feira, 1 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)