Segunda-feira, 20 de outubro de 2008 - 20h53
Os números da criminalidade em Porto Velho estão em queda, segundo dados do Departamento de Estatística e Planejamento da Polícia Civil, divulgados pelo secretário da Segurança, Evilásio Sena. "A queda dos números é resultado dos investimentos feitos pelo governador Ivo Cassol na área da Segurança", afirmou.
Segundo Sena, "nos casos de homicídio doloso, aquele em que o autor tem intenção de matar, os números contabilizados no primeiro semestre deste ano, apontam uma redução de 45,31% em relação aos registrados no mesmo período do ano passado. No período compreendido entre 2006 e 2007, a queda registrada já era de 23,81%", explicou.
As ocorrências de tentativa de homicídio também registram queda de 62,60%, acrescenta Sena, informando que até as mortes ocorridas no trânsito da Capital, classificadas como homicídio culposo apresentam um índice de 40,71% a menos que no ano passado.
Latrocínios
Casos de repercussão como latrocínio, roubo seguido de homicídio, estiveram em queda no primeiro semestre deste ano. "Foram 5, contra 17 do ano passado, apresentando um percentual de 70,59 de redução". As ocorrências de roubo consumado caíram 61,20%. O mesmo ocorre com os casos de estupros também diminuíram em 5,60% - destaca o secretário.
Outros crimes em queda, segundo Sena: lesão corporal dolosa, 58,23%; lesão corporal culposa, 28,01%; furto consumado, 63,06%; furto de veículo consumado, 42,89%, roubo de veículo consumado, 35,26%.
Os casos de atentado violento ao pudor foram os únicos que apresentaram crescimento na ordem de 30,51%, mas esses podem ser explicados. "Em muitas ocasiões a intervenção da Polícia acionada pela população evitou que as vítimas fosse violentadas", explicou Sena.
Investimentos
Conforme o secretário, o Governo do Estado tem feito investimentos na Segurança, com a aquisição de veículos e equipamentos, além da contratação de novos policiais.
Dalton di Franco
Sesdec
Sábado, 20 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)
PF deflagra nova fase da Operação Compliance na manhã desta quinta
A Polícia Federal (PF) deflagrou nesta quinta-feira (18) a 9ª fase da Operação Compliance Zero. O objetivo é apurar a participação de um agente públic

A Polícia Civil de Rondônia, por meio da 1ª e da 2ª Delegacias de Polícia da Capital, deflagrou, na manhã desta quarta-feira (17), a Operação “Caixa

Nesta quarta-feira (17), a Polícia Civil do Estado de Rondônia, por meio da 1ª Delegacia de Polícia de Seringueiras, com apoio da 1ª Delegacia de Po

Polícia Militar desmantela desmanche clandestino e desvenda latrocínio em Porto Velho
No dia 17 de junho de 2026, uma operação conjunta envolvendo as guarnições do 9º BPM, CPOC e Setor 5º Alfa resultou no esclarecimento do trágico des
Sábado, 20 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)