Porto Velho (RO) sexta-feira, 3 de julho de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Polícia

Proposta do Governo de Rondônia sobre reajuste salarial é apresentada aos representantes dos militares e comitê formado por esposas


Executivo Estadual, reuniu-se com comitê formado por esposas de policiais militares e Comando-Geral da Polícia Militar - Gente de Opinião
Executivo Estadual, reuniu-se com comitê formado por esposas de policiais militares e Comando-Geral da Polícia Militar

O Governo de Rondônia tem mantido a missão de valorizar os profissionais que atuam na área de Segurança Pública. Nessa

segunda-feira (28), o Executivo Estadual, aberto ao diálogo com entidades representativas, reuniu-se com comitê formado por esposas de Policiais Militares e Comando-Geral da Polícia Militar.

O objetivo da reunião foi apresentar a proposta do Governo construída após análise das despesas obrigatórias (previdências, precatórios), bem como as receitas do Estado. A reunião foi intermediada pelo procurador geral do Ministério Público de Rondônia, Ivanildo Oliveira.

“O resultado final da proposta que o Governo tem a apresentar é o viável para se alcançar as expectativas mínimas apresentadas nas negociações anteriores”, disse o secretário de finanças, Luís Fernando.

O impacto está estimável a praticamente R$ 200 milhões com um aumento composto de 24% de reajuste sobre o soldo, escalonados em parcelas de três meses, sendo 8% estipulado para janeiro, em fevereiro mais 10,5% e março 4%, as últimas porcentagens já incidindo no aumento do soldo frente aos 8% de janeiro. “Conseguimos manter o equilíbrio financeiro do Estado com essa proposta, sendo aprovado pelo governador Marcos Rocha” explicou Fernando.

Reunião foi intermediada pelo procurador-geral do Ministério Público de Rondônia

Recálculos e análise dos estudos financeiros do Estado subsidiaram na proposta do Governo segundo a gestora da Secretária de Estado de Planejamento e Gestão (Sepog), Beatriz Basílio, que informou a incompatibilidade de se chegar aos valores designados na proposta do Conselho Deliberativo Estratégico e Gestão da Polícia Militar do Estado de Rondônia (Condeg).

“Foi realizado análise frente à proposta do Condeg, dentro da Lei de Responsabilidade Fiscal e demais legislações. Pela metodologia de cálculo, tal proposta não está em conformidade técnica com o estudo, sendo apontadas todas as inconsistências da proposta e encaminhado à Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec)” disse a secretária da Sepog.

Também foi analisada e viabilizada por parte do Governo Estadual uma proposta proveniente da Sesdec, objetivando incorporar nos auxílios fardamento e transporte (R$ 162,00), o valor de auxílio emergencial com verba indenizatória da covid-19.

CONSENSO FINAL

Após debates da contraproposta do Governo, chegou-se ao consenso de extinguir a proposta do auxílio transporte, vez que tal benefício não atingiria o público da reserva remunerada. O Poder Executivo concederá reajuste, de maneira escalonada, sendo 8% janeiro – já definido em lei -, acrescentando-se em fevereiro mais 11,5% e, ainda, mais 4% no mês de março, chegando ao total de 25,24% sobre o soldo (considerando o efeito composto).

O procurador-geral do MP, Ivanildo, se mostrou muito satisfeito com o processo de mediação: “Estou satisfeito frente ao que nos comprometemos em fazer, onde tudo foi plenamente cumprido. Os avanços aconteceram. Esperamos que consigamos selar um acordo efetivo para todos”.

Agora, a proposta do Executivo Estadual será levada aos associados das Associações representativas para fins de aprovação, onde ficou acordado que será enviado para o Ministério Público um expediente com a aprovação ou não da contraproposta do Governo pelas Associações.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 3 de julho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Polícia Civil prende idoso investigado por crime sexual contra a própria neta e apreende quatro armas em Nova Mamoré

Polícia Civil prende idoso investigado por crime sexual contra a própria neta e apreende quatro armas em Nova Mamoré

A Polícia Civil do Estado de Rondônia, por meio da Delegacia de Polícia de Nova Mamoré, prendeu na manhã desta sexta-feira (3) um homem de 71 anos,

Polícia Militar – Forças de segurança apreendem cerca de 170 quilos de maconha no interior de Rondônia

Polícia Militar – Forças de segurança apreendem cerca de 170 quilos de maconha no interior de Rondônia

A Polícia Militar de Rondônia, por meio do 11º Batalhão de Polícia Militar (11º BPM), participou na madrugada de hoje, 3., em São Miguel do Guaporé,

Idoso é morto dentro de casa atropelado por estudante de medicina

Idoso é morto dentro de casa atropelado por estudante de medicina

O idoso Odair Brustolin, de 68 anos, conhecido como “Tio Odair”, morre após ser atropelado dentro da própria residência, no centro de Porto Velho. El

Operação de equipe da DRF Porto Velho resulta em apreensão de quase meia tonelada de drogas em Vilhena/RO

Operação de equipe da DRF Porto Velho resulta em apreensão de quase meia tonelada de drogas em Vilhena/RO

Uma operação realizada pela Receita Federal, por meio do setor de inteligência, resultou na apreensão de uma carga contendo drogas nesta quarta-feir

Gente de Opinião Sexta-feira, 3 de julho de 2026 | Porto Velho (RO)