Porto Velho (RO) sábado, 20 de junho de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Polícia

População toma iniciativas criativas para não infringir Lei Seca


 

Morillo Carvalho
Agência Brasil


Brasília - Com criatividade, a população que gosta de consumir bebidas alcoólicas consegue não infringir a Lei Seca, que hoje (20) completa três meses. São iniciativas como a escolta amiga, que pode ser acionada pelo telefone e mantém dois motoristas à disposição dos clientes de bares, e o aluguel de vans por grupos de amigos que queiram aproveitar a balada sem risco de ser flagrado nas blitzen.

Essas iniciativas não têm o apoio da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), que considera a lei inconstitucional. De acordo com o presidente da associação, Paulo Solucci, apoiá-las seria referendar a lei, que está sendo contestada pela instituição no Supremo Tribunal Federal.

“A Abrasel não tem apoiado essas ações, pelo menos não no sentido individual, de cada empresa fazer o seu marketing para o cliente. O que não queremos é corroborar para uma sensação de que isso é o que efetivamente vai trazer a solução para um problema que foi criado. Os bares e restaurantes estão sofrendo com essa restrição, que não existe em lugar nenhum do mundo, a não ser em países radicais e algumas raras exceções como a Colômbia”.

Para ele, a legislação anterior já era rigorosa o suficiente para solucionar os problemas do trânsito, caso houvesse a mesma fiscalização que ocorre após a implementação da lei. Pela legislação anterior, o motorista podia conter até 0,6 decigramas de álcool no sangue, que não sofria qualquer penalidade. A lei atual o motorista que apresente 0,2 decigramas de álcool no sangue é multado em R$ 955 e tem a carteira suspensa por um ano. Se a quantidade de álcool for su´perior a 0,2 decigramas, além das penalidades, o motorista també é preso.

“Nós não somos contra as iniciativas dos bares. Simplesmente entendemos que a lei trouxe um ambiente de euforia, de achar que ela é uma panacéia que vai resolver os problemas do trânsito. Acreditamos que a lei anterior, que era uma das mais rigorosas do mundo, se fosse bem fiscalizada, teria como resolver os problemas e diminuir os acidentes”, pontua.

O presidente da Abrasel completa que a iniciativa dos bares de oferecer transporte de clientes seria uma tentativa de transferir para o setor, responsabilidades que seriam do governo.

“A Abrasel evitou entrar nesse clima de euforia e de estimular a idéia de que situações que não foram equacionadas pelo transporte público, que recebeu muito mais atenção do governo. Não vai ser meia dúzia de bares e restaurantes oferecendo serviço de táxi, manobrista, que vai produzir solução para este problema”, alega.

O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, já se manifestou sobre o assunto. Para ele, o STF não vai decidir pela inconstitucionalidade da lei, levando em conta a redução do número de acidentes nos últimos três meses.

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) informou, via assessoria de imprensa, que ainda não tem números que mostrem a redução do número de acidentes nos três meses de vigência da lei, já que os três meses terminam à meia noite de hoje, e qualquer número que fosse divulgado seria parcial (a instituição não trabalha com números parciais). A previsão do órgão é fechar esses números na segunda-feira (22).

Até o último balanço, divulgado há um mês, a PRF contabilizava uma redução de 13,6% do número de mortes nas estradas. No entanto, o número de acidentes havia subido de 20.446 para 21.327, comparando-se os períodos de 20 de junho a 19 de agosto de 2007 e de 2008.

 

Gente de OpiniãoSábado, 20 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Operação Maximus desarticula ponto de tráfico e apreende arsenal de objetos suspeitos em Porto Velho

Operação Maximus desarticula ponto de tráfico e apreende arsenal de objetos suspeitos em Porto Velho

A  Polícia Militar de Rondônia, por meio do Batalhão de Policiamento Tático de Ação e Reação (BPTAR), em operação na capital, resultou na prisão de

PF deflagra nova fase da Operação Compliance na manhã desta quinta

PF deflagra nova fase da Operação Compliance na manhã desta quinta

A Polícia Federal (PF) deflagrou nesta quinta-feira (18) a 9ª fase da Operação Compliance Zero. O objetivo é apurar a participação de um agente públic

Polícia Civil de Rondônia deflagra Operação “Caixa de pandora” e prende suspeito de furtos de transformadores de energia em propriedades rurais

Polícia Civil de Rondônia deflagra Operação “Caixa de pandora” e prende suspeito de furtos de transformadores de energia em propriedades rurais

A Polícia Civil de Rondônia, por meio da 1ª e da 2ª Delegacias de Polícia da Capital, deflagrou, na manhã desta quarta-feira (17), a Operação “Caixa

Operação Infância Protegida: Polícia vivil investiga casos de exploração sexual de adolescentes em Rondônia

Operação Infância Protegida: Polícia vivil investiga casos de exploração sexual de adolescentes em Rondônia

Nesta quarta-feira (17), a Polícia Civil do Estado de Rondônia, por meio da 1ª Delegacia de Polícia de Seringueiras, com apoio da 1ª Delegacia de Po

Gente de Opinião Sábado, 20 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)