Segunda-feira, 14 de junho de 2021 - 19h13

O Governo de Rondônia por meio da 2ª Delegacia de Repressão ao Crime Organizado (Draco), a qual integra o Departamento de Estratégia e Inteligência (DEI), deflagrou na manhã da sexta-feira (11), a Operação Canaã, que teve por objetivo principal desarticular organização criminosa dedicada à invasão de terras privadas na região de São Francisco do Guaporé.
Segundo investigação, o grupo invadia terras privadas na região de São Francisco do Guaporé. Além dos 17 mandados de prisão temporária, os agentes da polícia cumpriram 21 mandados de busca e apreensão nas cidades de Porto Velho, Ji-Paraná, Seringueiras, Mirante da Serra, São Miguel do Guaporé e Várzea Grande (MT). Dois dos mandados judiciais foram cumpridos em hotéis de Porto Velho.
A operação contou com o apoio da Delegacia de Combate à Corrupção (Decor), Coordenadoria de Recursos Especiais (Core), Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco), Delegacia Especializada em Repressão a Furtos, Roubos, Extorsões, Sequestro, Estelionatos e outras Fraudes (Derf), além de diversas unidades da Polícia Judiciária do interior do Estado.
De acordo com investigação conduzida pela Draco, essa quadrilha agia da seguinte maneira: primeiro eram mapeados os lotes da área a ser invadida; Depois, usando armamento de alto calibre, os suspeitos invadiam a propriedade; Após isso, os líderes da organização criminosa ofereciam cotas aos camponeses e investidores mediante pagamento pecuniário, veículos e armas; A organização criminosa também prometia a legalização da posse após a tomada da terra; Um desses locais prometidos seria a terra Canaã.
Segundo o secretário da Sesdec, José Hélio Cysneiros Pachá, o nome da operação Canaã significa terra prometida. “Eles prometem, mas não conseguem cumprir, porque a Justiça e as polícias estão no combate a essas organizações criminosas”, afirmou.
Sábado, 4 de julho de 2026 | Porto Velho (RO)
A Polícia Civil do Estado de Rondônia, por meio da Delegacia de Polícia de Nova Mamoré, prendeu na manhã desta sexta-feira (3) um homem de 71 anos,

A Polícia Militar de Rondônia, por meio do 11º Batalhão de Polícia Militar (11º BPM), participou na madrugada de hoje, 3., em São Miguel do Guaporé,

Idoso é morto dentro de casa atropelado por estudante de medicina
O idoso Odair Brustolin, de 68 anos, conhecido como “Tio Odair”, morre após ser atropelado dentro da própria residência, no centro de Porto Velho. El

Uma operação realizada pela Receita Federal, por meio do setor de inteligência, resultou na apreensão de uma carga contendo drogas nesta quarta-feir
Sábado, 4 de julho de 2026 | Porto Velho (RO)