Porto Velho (RO) sexta-feira, 19 de junho de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Polícia

Operação Brasil Integrado encerra-se com prisões


Gente de Opinião

Policiais participam da Operação Brasil Integrado em Vilhena

Com a apreensão de armas, munições, explosivos, contrabando e prisão de 40 pessoas, a Operação Brasil Integrado – Rondônia foi concluída com resultado positivo, segundo avaliação de representantes dos órgãos envolvidos. A fiscalização tem como objetivo a prevenção nos mais de 1.300 quilômetros de fronteira do estado, com foco nos Jogos Olímpicos que acontecem em 2016, no Rio de Janeiro. O resultado da mobilização foi apresentado nesta segunda-feira (10), em Porto Velho.

A operação é resultado de um acordo firmado pelo Ministério da Justiça e Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania – Sesdec. Foram mobilizados mais de mil profissionais de áreas como as polícias Civil e Militar, Polícia Federal, Polícia Rodoviária, Corpo de Bombeiros Militar, Força Nacional de Segurança, Receita Federal, Ibama, Secretaria Estadual de Finanças (Sefin) e Agência de Defesa Sanitária Agrossilvopastoril de Rondônia (Idaron).

PREVENÇÃO

“Essas ações em conjunto são vantajosas. Os números são positivos, mas há os crimes que deixaram de ser cometidos porque o estado está presente”, avaliou o secretário Antônio Carlos dos Reis, titular da Sesdec. Ele anunciou que as operações serão repetidas outras vezes, como parte das ações preventivas relacionadas aos Jogos Olímpicos.  Reis destacou ainda que a região central de Rondônia também é alvo de ações integradas de órgãos de segurança pública.

Para o delegado Fabrício Camargo Lopes, diretor executivo regional da Polícia Federal, as ações conjuntas potencializam a capacidade operacional do efetivo utilizado, uma vez que não há pessoal suficiente para cobrir toda a região de fronteira do estado, como é necessário.

Gente de Opinião

Parte das drogas apreendidas durante a Operação Brasil Integrado

DROGAS

Para o representante da Polícia Rodoviária Federal, inspetor João Bosco Ribeiro, mais importante que os bens apreendidos e pessoas presas são os crimes que deixaram de ser praticados. Ele lembrou ainda que as drogas retiradas de circulação na área de fronteira representam uma grande conquista, uma vez que, na cidade, são misturadas a outros produtos e têm o volume aumentado. “Numa cidade, será necessário muito mais policiais para fazer a mesma apreensão”, exemplificou.

Foram apreendidos 20 quilos de drogas diversas, apreendidos caminhões com madeira sem a documentação devida, contrabando de eletrônicos, agrotóxicos e medicamentos. Mais de 73 barreiras foram montadas em locais diferentes.

A Operação Brasil Integrado aconteceu também na região Sudeste e no Estado de Goiás. Assim como em Rondônia, a ação é preventiva e visa os Jogos Olímpicos.


Fonte
Texto: Nonato Cruz
Fotos: Sesdec
Decom - Governo de Rondônia

Gente de OpiniãoSexta-feira, 19 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

PF deflagra nova fase da Operação Compliance na manhã desta quinta

PF deflagra nova fase da Operação Compliance na manhã desta quinta

A Polícia Federal (PF) deflagrou nesta quinta-feira (18) a 9ª fase da Operação Compliance Zero. O objetivo é apurar a participação de um agente públic

Polícia Civil de Rondônia deflagra Operação “Caixa de pandora” e prende suspeito de furtos de transformadores de energia em propriedades rurais

Polícia Civil de Rondônia deflagra Operação “Caixa de pandora” e prende suspeito de furtos de transformadores de energia em propriedades rurais

A Polícia Civil de Rondônia, por meio da 1ª e da 2ª Delegacias de Polícia da Capital, deflagrou, na manhã desta quarta-feira (17), a Operação “Caixa

Operação Infância Protegida: Polícia vivil investiga casos de exploração sexual de adolescentes em Rondônia

Operação Infância Protegida: Polícia vivil investiga casos de exploração sexual de adolescentes em Rondônia

Nesta quarta-feira (17), a Polícia Civil do Estado de Rondônia, por meio da 1ª Delegacia de Polícia de Seringueiras, com apoio da 1ª Delegacia de Po

Polícia Militar desmantela desmanche clandestino e desvenda latrocínio em Porto Velho

Polícia Militar desmantela desmanche clandestino e desvenda latrocínio em Porto Velho

No dia 17 de junho de 2026, uma operação conjunta envolvendo as guarnições do 9º BPM, CPOC e Setor 5º Alfa resultou no esclarecimento do trágico des

Gente de Opinião Sexta-feira, 19 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)