Quinta-feira, 24 de junho de 2010 - 16h26
Prejuízos já somam 2,1 milhões de reais aos cofres públicos
Porto Velho (RO), 24.06.2010 – A unidade do Ministério Público Federal (MPF) em Ji-Paraná, em conjunto com a Polícia Federal e com a Controladoria Geral da União (CGU) deflagraram na manhã de hoje a “Operação Borduna” com o objetivo de desarticular uma quadrilha voltada para o desvio de recursos públicos federais.
As investigações foram iniciadas em 2007, sendo que em 2009 atendendo solicitação do MPF, a CGU realizou fiscalização em quatro dos dez convênios envolvendo a Associação de Deficientes Físicos da Amazônia Legal (Asdefal), que é uma Organização Não-Governamental (ONG). Todos os convênios investigados eram destinados ao atendimento da saúde básica indígena.
Os recursos desviados eram repassados pelo Ministério da Saúde, via Fundação Nacional de Saúde (Funasa), ou pelos municípios que possuem indígenas na sua população para a Asdefal, e através da entidade os envolvidos destinavam esses recursos de forma arbitrária ao previsto nos convênios.
Com base nas análises documentais desses quatro convênios fiscalizados a CGU já apurou um prejuízo da ordem de 2,1 milhões de reais, além da ocorrência de inúmeras fraudes, como: direcionamento de licitações, simulações de processos licitatórios, prática de sobrepreço em aquisições, notadamente de medicamentos, locação irregular de veículos, inconsistências em notas fiscais, desvio de finalidade nos gastos e prática de nepotismo.
Estão sendo investigados como possíveis autores de crimes de formação de quadrilha, peculato, emprego irregular de verbas públicas e crimes diversos contra a lei de licitação agentes públicos da Funasa e de prefeituras do interior do estado, além de pessoas físicas e jurídicas fornecedoras e prestadoras de serviços, principalmente medicamentos.
Foram expedidos dezesseis mandados de busca e apreensão e cinco de prisão temporária em empresas e residências dos investigados nas cidades de Ji-Paraná, Cacoal e Porto Velho.
Fonte: MPF/RO
Sexta-feira, 19 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)
PF deflagra nova fase da Operação Compliance na manhã desta quinta
A Polícia Federal (PF) deflagrou nesta quinta-feira (18) a 9ª fase da Operação Compliance Zero. O objetivo é apurar a participação de um agente públic

A Polícia Civil de Rondônia, por meio da 1ª e da 2ª Delegacias de Polícia da Capital, deflagrou, na manhã desta quarta-feira (17), a Operação “Caixa

Nesta quarta-feira (17), a Polícia Civil do Estado de Rondônia, por meio da 1ª Delegacia de Polícia de Seringueiras, com apoio da 1ª Delegacia de Po

Polícia Militar desmantela desmanche clandestino e desvenda latrocínio em Porto Velho
No dia 17 de junho de 2026, uma operação conjunta envolvendo as guarnições do 9º BPM, CPOC e Setor 5º Alfa resultou no esclarecimento do trágico des
Sexta-feira, 19 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)