Segunda-feira, 2 de janeiro de 2023 - 17h01

Um dos destaques do discurso do
ministro das Comunicações, Juscelino Filho, durante cerimônia de transmissão de
cargo nesta segunda-feira (02), em Brasília (DF), foi o fortalecimento da
Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos. Segundo o ministro, o governo do
presidente Luiz Inácio Lula da Silva decidiu que os Correios devem sair do
Programa Nacional de Desestatização.
De acordo com o Juscelino Filho, a intenção é reforçar o papel da
instituição na oferta de cidadania, como parceira dos programas sociais
destinados à população carente, e das regiões mais distantes, utilizando-se da
sua incomparável capilaridade.
“Vamos aumentar os investimentos de modernização, e desencadear
agressivo aporte de atualização do parque tecnológico e dos insumos logísticos
para, assim, seguir recuperando a imagem e a credibilidade dos serviços”,
ressaltou o ministro.
O Ministro comentou ainda sobre a amplitude de atuação do
Ministério das Comunicações e seu impacto para o desenvolvimento
econômico-social e integração nacional do País.
Juscelino Filho se comprometeu com a implementação de uma agenda
positiva, fundada no aproveitamento do legado existente, na recomposição de
investimentos, no aperfeiçoamento da governança, na continuidade dos programas,
e na receptividade à inovação.
Estrutura Organizacional
O novo ministro esclareceu que algumas mudanças da estrutura
organizacional do governo serão absorvidas no Ministério e a gestão será
pautada pela incorporação de modelos referenciais, de casos exitosos, de
experiências de sucesso e das melhores práticas. Também será trabalhada a
simplificação, a agilização e a desburocratização de sistemas, tarefas,
atividades e processos. Ressaltou que a solução de pendências e a otimização do
uso dos fundos do âmbito setorial terão atenção total por parte do Governo.
Inclusão Digital
Com relação à telefonia, o compromisso foi de acelerar a expansão
de novas tecnologias. “O tema central é a maximização da incorporação da
tecnologia 5G”, enfatizou Juscelino Filho.
Por fim, o novo ministro pontuou a temática de inclusão digital,
prometeu equidade, qualidade e universalidade. “A democratização e a
popularização do acesso à informação via internet, a melhoria da educação e da
qualidade do ensino via conectividade das escolas são tópicos de máxima
prioridade onde a Telebrás é fundamental no suporte à cobertura de conexão via
satélite, somada à estrutura física dos Correios, sobretudo com a valorização
dos numeroso e excelentes profissionais de ambos”, declarou.
Currículo Juscelino Filho
·
Nascido em São Luís (MA), em 6 de novembro de 1984, Juscelino
Filho é graduado em Medicina pelo Centro Universitário do Maranhão (Uniceuma).
É casado com Lia Fialho e pai da Maria Fernanda, do Mateus e do João Lucas. Nas
eleições de outubro de 2022, foi reeleito para seu terceiro mandato consecutivo
de deputado federal. É vice-líder do União Brasil na Câmara. O parlamentar é
filho de José Juscelino dos Santos Rezende, ex-prefeito de Vitorino Freire (MA)
e ex-deputado estadual do Maranhão.
Sábado, 27 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)
Apreensão de 72 kg de skunk em Porto Velho
A partir de um trabalho de análise de risco, pesquisa e seleção realizado pela SAREP da Delegacia da Receita Federal em Porto Velho, foram apreendid

Forças de Segurança deflagram grande operação contra facção criminosa no Cone Sul de Rondônia
Uma grande mobilização policial chamou a atenção dos moradores de Vilhena e região nas primeiras horas desta sexta-feira (26). A Polícia Militar, Po

Rodrigo Camargo destaca combate ao crime após ser anunciado como vice de Marcos Rogério
O deputado estadual Rodrigo Camargo (Pode) fez um discurso marcado pela defesa da segurança pública na noite desta segunda-feira (22), em Porto Velh

A Polícia Militar de Rondônia apreendeu, nesta segunda-feira (22), cerca de 328 quilos de entorpecentes durante uma operação realizada no bairro Novo
Sábado, 27 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)