Porto Velho (RO) sábado, 18 de maio de 2024
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Polícia

Inaugurado Centro de Referência para mulheres



Prefeitura inaugura Centro de Referência para atender mulheres vítimas de violência

A Prefeitura de Porto Velho inaugurou na tarde desta sexta-feira (27) o Centro de Referência para Atendimento às Mulheres Vítimas de Violência “Sonho de Liberdade”, localizado à Rua Rafael Vaz e Silva com Tabajara, bairro São João Bosco. A cerimônia contou com a presença da ministra Nilcéia Freire, da Secretaria Nacional de Políticas Públicas para Mulheres.

De acordo com a coordenadora municipal de políticas públicas para mulheres, Mara Regina, desde o início da atual gestão a prefeitura assumiu o compromisso de prestar atendimento integral e humanizado ao público feminino em situação de violência, além de ajudar no combate e na prevenção. A princípio, segundo a coordenadora, vão ser disponibilizados atendimentos psicológico, social e jurídico. O objetivo é trabalhar a auto-estima das vítimas, prestar esclarecimentos sobre os seus direitos e inseri-las em programas sociais.

O prefeito Roberto Sobrinho destacou o empenho do governo Lula pela igualdade entre os gêneros e falou das principais conquistas de sua administração, como a criação da Coordenadoria de Políticas Públicas para Mulheres, do Conselho Municipal dos Direitos e Defesa da Mulher, o Centro de Referência da Saúde da Mulher, a inauguração da Maternidade Municipal e o fato de as mulheres ocuparem mais de 50% de seu secretariado.

Nilcéia Freire disse que o Governo Federal está formando uma grande rede de atenção às mulheres, em parceria com as prefeituras. “Esse centro de referência vai garantir melhor qualidade de vida e possibilitar que as mulheres sejam bem atendidas”, disse. Ela também informou que o Pacto Nacional de Enfrentamento da Violência contra Mulheres trabalha pela consolidação da Lei Maria da Penha, proteção das crianças, garantia dos direitos humanos e contra o tráfico de mulheres.

A senadora Fátima Cleide conclamou as mulheres a lutarem pela criação e instalação de uma vara específica para atendimento às vítimas de violência doméstica e familiar, compromisso este que deve ser assumido pelo Governo do Estado. “Porto Velho é uma das capitais brasileiras com maior índice de violência contra as mulheres”, lamentou.

Os vereadores Sandra Moraes, José Wildes e Assis Raupp também prestigiaram a solenidade, que contou com representantes do juiz Daniel Lagos, da Terceira Vara Criminal; delegada Valquiria Boaventura, titular da Delegacia de Defesa da Mulher e Família; capitã PM Maria Aparecida, secretários municipais e representantes de diversas entidades que defendem os direitos das mulheres.

Fonte: Ascom
 

Gente de OpiniãoSábado, 18 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Após ACP do Ministério Público, Polícia Civil volta a ativar o serviço de registro de ocorrência em suas unidades

Após ACP do Ministério Público, Polícia Civil volta a ativar o serviço de registro de ocorrência em suas unidades

A partir desta terça-feira (30/4), foi reestabelecido o serviço de registro de ocorrência na Delegacia da Mulher (DEAM) e de Proteção à Criança (DPC

PM e PF realizam mais uma grande apreensão de drogas em Rondônia

PM e PF realizam mais uma grande apreensão de drogas em Rondônia

A Policia Militar do Estado de Rondônia, em operação conjunta com a Polícia Federal, fizeram a apreensão de aproximadamente 180 quilos de maconha na

Operação Conjunta – PM e PF prendem traficantes e apreendem mais de 110 quilos de drogas

Operação Conjunta – PM e PF prendem traficantes e apreendem mais de 110 quilos de drogas

Na madrugada de 25 de abril, uma operação conjunta entre a Polícia Federal, o 10º Batalhão de Polícia Militar e o Batalhão de Polícia de Fronteira e

“Operação Corta Giro” intensificada para combater infrações no trânsito de Porto Velho

“Operação Corta Giro” intensificada para combater infrações no trânsito de Porto Velho

Com o objetivo de promover mais segurança no trânsito, o Departamento Estadual de Trânsito de Rondônia (Detran-RO) em conjunto com o Batalhão de Pol

Gente de Opinião Sábado, 18 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)