Quarta-feira, 20 de dezembro de 2017 - 11h53

Paraná 247 - O coordenador do Grupo de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), Leonir Batisti, afirmou nesta terça-feira (19) que a suspensão do inquérito que investigava o governador do Paraná, Beto Richa (PSDB), na Operação Publicano, pode comprometer toda a apuração do esquema de corrupção na Receita Estadual.
A declaração veio após o ministro do Supremo Tribunal Federal Gilmar Mendes mandou suspender o inquérito em tramitação no Superior Tribunal de Justiça (STJ) na segunda-feira (18). O tucano era suspeito de lavagem de dinheiro, corrupção passiva e falsidade ideológica eleitoral (caixa 2).
"O que estamos fazendo hoje é trabalhando no sentido de dificultar a real apuração e, se eventualmente for o caso, a punição. É um sistema que depõe contra a organização da Justiça no Brasil", disse Batisti. Entrevista publicada no RPC Curitiba.
Gilmar disse que o Ministério Público do Paraná (MP-PR) não tinha competência para fechar o acordo de delação premiada do ex-auditor da Receita Luiz Antônio de Souza por envolver político com foro privilegiado. Souza é o principal delator da Operação Publicano e afirmou que parte do dinheiro desviado da Receita Estadual foi doado para a campanha de Richa em 2014.
Segundo o coordenador do Gaeco, "a colaboração premiada é combinada, segundo a lei, entre o MP e o colaborador. Desde que isso esteja dentro de um parâmetro de legalidade, tem que ser validada pelo estado sob pena de que a colaboração premiada vai perder o sentido. Quem é que vai fazer combinação com o MP se isso vai ser levado a consideração de uma pessoa que, por ventura, vá pensar diferente? Isso não condiz com a estabilidade de um sistema jurídico criminal".
A decisão de Gilmar depende do referendo de outros ministros do STF.
Sexta-feira, 19 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)
PF deflagra nova fase da Operação Compliance na manhã desta quinta
A Polícia Federal (PF) deflagrou nesta quinta-feira (18) a 9ª fase da Operação Compliance Zero. O objetivo é apurar a participação de um agente públic

A Polícia Civil de Rondônia, por meio da 1ª e da 2ª Delegacias de Polícia da Capital, deflagrou, na manhã desta quarta-feira (17), a Operação “Caixa

Nesta quarta-feira (17), a Polícia Civil do Estado de Rondônia, por meio da 1ª Delegacia de Polícia de Seringueiras, com apoio da 1ª Delegacia de Po

Polícia Militar desmantela desmanche clandestino e desvenda latrocínio em Porto Velho
No dia 17 de junho de 2026, uma operação conjunta envolvendo as guarnições do 9º BPM, CPOC e Setor 5º Alfa resultou no esclarecimento do trágico des
Sexta-feira, 19 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)