Sexta-feira, 4 de março de 2022 - 14h46
A JIRAU ENERGIA
entregou no mês de fevereiro a obra do alteamento da BR-364 que interliga
Rondônia ao Acre, foram exatamente 10,34 quilômetros de construção que
consistiu com a tecnologia construtiva semelhante às construções de grandes
rodovias do país. O projeto executivo foi elaborado pela Jirau Energia, e
aprovado pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT),
seguindo os níveis d´água (remanso) determinados pela Agência Nacional de Águas
(ANA). Um cumprimento de outorga da Jirau Energia para garantia e proteção da
infraestrutura rodoviária da Rodovia BR-364 na área de influência do
reservatório da Usina Hidrelétrica Jirau.
De acordo com Gerente
Civil e Segurança de Barragens da JIRAU ENERGIA, Claudiney Freitas, o projeto
executivo foi elaborado pela Jirau Energia, e aprovado pelo Departamento
Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), seguindo os níveis d´água
(remanso) determinados pela Agência Nacional de Águas (ANA).
“Trata-se de um
cumprimento de outorga da Jirau Energia para garantia e proteção da
infraestrutura rodoviária da Rodovia BR-364 na área de influência do
reservatório da Usina Hidrelétrica Jirau. Assim o alteamento tem o objetivo de
evitar alagamentos do Rio Madeira, como o ocorrido em 2014 na histórica cheia,
que interditou totalmente trechos da estrada e isolou o Estado do Acre”,
explicou Claudiney Freitas.
Segundo dados do DNIT,
a BR-364 é o principal corredor logístico para o abastecimento estado do Acre e
de interligação da malha rodoviária federal do país. O trecho alteado também compõe
na extensão da BR-364 (Brasil), a chamada rota transoceânica responsável pelo
escoamento de produção da região norte (Mato Grosso, Rondônia e Acre) ao oceano
Pacífico (Porto do Chile) com destino à Ásia.
Neste contexto, é responsável pelo escoamento da safra de grãos do Acre/Rondônia/Mato
Grosso, além da parte Oeste e Norte do Estado de Mato Grosso. Assim, passam na
rodovia federal aproximadamente 8 milhões de toneladas de grãos por ano.
Além de
rota estratégica, as obras vão garantir mais segurança e conforto aos usuários em
especial na ligação entre os municípios do Oeste de Rondônia e do Acre,
principalmente nos períodos de chuva e de cheia dos rios.
SOBRE O PROCESSO DA OBRA
O alteamento foi da
elevação do greide com disposição de camada drenante em rachão (50 cm), a sub-base, a
base e o revestimento asfáltico em Concreto Betuminoso Usinado à Quente (CBUQ),
o que confere uma camada estrutural ao pavimento de 90 cm semelhante ao
das grandes rodovias do país. Também, houve o alteamento da ponte da Velha
Mutum Paraná com extensão de 220m onde foi alteada em 2,10m.
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