Porto Velho (RO) terça-feira, 1 de julho de 2025
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Opinião

Roque Ferreira e seu gillettePRESS - 21/07


 

 

Chiquilito
Esta coluna é avessa à política partidária - para evitar empolgação e tendenciosismo da minha parte. Porém, preciso fazer o registro da visita que recebi de David Chiquilito, jovem vereador porto-velhense. Falamos dos mais variados assuntos, menos de política (curioso, né?). Aliás, só fiquei sabendo a que partido ele pertence, depois que deixou minha sala. Conheci o seu pai, Chiquilito, em Vilhena, logo que cheguei a Rondônia, em 2001.
- Agradeço a cortesia da visita.

Marlon no PAN
As más línguas disseram que o prefeito de Vilhena foi ao Rio de janeiro assistir os jogos do Pan, com dinheiro (diárias) da prefeitura. Alguém, também, falou que o prefeito vilhenense é considerado o Rei das Diárias de Rondônia. E, moradores da cidade estão questionando qual seria a importância para o município, da ida do prefeito Marlon Donadon ao Rio para assistir à abertura do Pan.
- Ora, gente! Vilhena é candidata a ser capital do futuro estado do Guaporé, se criado for, pelo desmembramento de parte de Rondônia e parte do Mato Grosso. E, com certeza, o burgomestre da capital do Cone Sul foi conhecer a forma de trazer para cá eventos de tamanha importância. - rs rs rs rs rs 

Sanguessuga sortudo
Parece que um ex-deputado federal rondoniano, sanguessuga, estaria representando o Governo do nosso estado, na capital federal - às expensas oficiais. Quem informou disse, também, que NC recebe um "gordo" (as aspas são do informante) salário.
- Se é verdade, não fica muito bem para o nosso estado (leia-se: governador Ivo Cassol).

Malvadeza
O senador amazonense Arthur Virgílio aconselhou aos observadores políticos que leiam frases e pensamentos do senador Antonio Carlos Magalhães, que morreu ontem. "ACM era uma espécie de (Nicolau) Maquiavel brasileiro", comparou o senador, que está "descansando" em Miami (EUA). Virgílio afirmou, também, que ACM morreu como viveu: guerreando. "Ele saiu da UTI e foi direto para o Senado. ACM derrotou a morte pelo menos uma meia dúzia de vezes", disse. Na avaliação de Virgílio, ACM foi um "notável presidente" do Senado, ainda que tenha sua vida política marcada como a de um homem polêmico. "Eu mesmo vivi momentos com ele em que alterávamos a meiguice com a intolerância", considerou.
- Por favor, senhor Arthur, me diga: o senhor assimilou, quando leu (se é que leu) O Príncipe, escrito pelo italiano Nicolau Machiavel, em 1513 (mas, publicado em 1532)?
- Como se diz na colônia italiana do sul: "tarde piaste"!

Ou, então...
Arthur Virgílio não conviveu tanto, a ponto de conhecer bem quem, realmente, foi o extinto reizinho da Bahia.

Depende da maneira de dizer 
Um sultão sonhou que havia perdido todos os dentes. Logo que despertou, mandou chamar um adivinho para que interpretasse seu sonho. 
- Que desgraça, senhor, exclamou o adivinho, cada dente caído representa a perda de um parente de vossa majestade.
- Mas que insolente, gritou o sultão enfurecido, como te atreves a dizer-me semelhante coisa? Fora daqui!!
Chamou os guardas e ordenou que lhe dessem cem chicotadas. Mandou que trouxessem outro adivinho e lhe contou sobre o sonho. Este, após ouvir o sultão, disse-lhe:
- Senhor, grande felicidade vos está reservada. O sonho significa que haveis de sobreviver a todos os vossos parentes.
A fisionomia do sultão iluminou-se num sorriso, e ele mandou dar cem moedas de ouro ao segundo adivinho. Quando este saía do palácio, um dos cortesãos lhe disse admirado:
- Não é possível! A interpretação que você fez foi a mesma que o seu colega havia feito. Não entendo porque ao primeiro ele pagou com cem chicotadas e a você com cem moedas de ouro.
- Lembra-te meu amigo, respondeu o adivinho, tudo depende da maneira de dizer.

Ou seja
A verdade deve ser dita em qualquer situação, não resta dúvida. E, pode ser comparada a uma pedra preciosa. Se a lançarmos no rosto de alguém pode ferir, provocando dor e revolta. Mas se a envolvermos em delicada embalagem e a oferecermos com ternura, certamente será aceita com facilidade.
- Chapéu disponível.

WC na tumba
O Vaticano instalou uma webcam em frente à tumba do papa João Paulo 2º, morto em abril 2005. Dizem os fofoqueiros (de lá, claro) que, agora, o João do Brasil pode restabelecer seus contatos com esta terrinha, onde deixou muitas saudades da sua passagem - duas, aliás - quando distribuiu simpatia sem economizar.
- Morda a língua! 

Para refletir
"Com criança e mulher de vizinho a gente não discute".  Antonio Carlos Magalhães (1927-2007).

Fonte: gillettePRESS - [email protected]

Gente de OpiniãoTerça-feira, 1 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Votação do IOF expôs fragilidade da base do governo Lula no Congresso

Votação do IOF expôs fragilidade da base do governo Lula no Congresso

Quarta-feira (25), o Congresso impôs mais uma derrota ao governo do presidente Lula derrubando o Decreto que aumentava o IOF. O governo perdeu mais

Roubalheira no INSS -apenas mais um escândalo

Roubalheira no INSS -apenas mais um escândalo

O esquema que desviou bilhões de reais de contas de aposentados e pensionistas do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) foi apenas mais um

O Congresso é culpa do eleitor

O Congresso é culpa do eleitor

          O Congresso Nacional do Brasil é, óbvio, o Poder Legislativo e é composto por 513 deputados federais e pelos 81 senadores da República. Es

O Eros e a Busca da Integridade: Entre o Mito e o Sagrado

O Eros e a Busca da Integridade: Entre o Mito e o Sagrado

Em Diálogo com Platão, Jung e a Trindade num Contexto do Sexo como Ritual sagrado A humanidade é um rio que corre entre duas margens: a espiritualid

Gente de Opinião Terça-feira, 1 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)