Sexta-feira, 7 de março de 2025 - 18h36
A Secretaria de Estado de Comunicação - Secom, do
Governo do Estado de Rondônia, vem a público esclarecer informações inverídicas
veiculadas recentemente sobre a destinação de verbas publicitárias a sites de
comunicação. Diferente do que foi noticiado, esta gestão tem pautado suas ações
na transparência, na legalidade e na adoção de critérios técnicos rigorosos
para a distribuição dos investimentos em mídia.
Todas as contratações para veiculação publicitária
em sites seguem parâmetros técnicos e objetivos, incluindo a análise de
audiência por meio de ferramentas reconhecidas, como o Google Analytics,
garantindo que os recursos sejam alocados de maneira eficiente e estratégica.
Além disso, o Governo do Estado de Rondônia é o
único órgão da esfera pública de Rondônia a cumprir integralmente a Lei nº
12.232/2010, que prevê a obrigatoriedade do uso de empresa especializada para a
checagem da mídia contratada. Esse é um marco histórico no estado e reforça o
compromisso desta gestão com a transparência e a correta aplicação dos recursos
públicos. Para assegurar a efetiva auditoria das campanhas, o Governo contratou
a empresa Adserver, especializada no monitoramento e validação da veiculação de
mídia digital (auditoria/fiscalizadora dos sites e portais de notícias). A
plataforma permite a verificação em tempo real da exibição dos anúncios,
identificando dados como número de impressões, cliques, alcance e segmentação
do público-alvo. Dessa forma, impede-se qualquer tipo de direcionamento
indevido de verbas e garante-se que cada inserção publicitária seja auditada de
maneira independente.
Os esforços para garantir a lisura e a eficiência
na gestão dos contratos de publicidade vão além. Esta gestão também buscou a
adoção do Sistema de Fornecedores (SIREF) uma ferramenta do Governo Federal
utilizada para a definição de parâmetros de preços no serviço de produção
publicitária. O uso dessa plataforma fortalece ainda mais a segurança
contratual, assegurando que os valores praticados sejam compatíveis com o
mercado e protegendo o erário de qualquer distorção ou sobrepreço.
Diante disso, as alegações de favorecimento ou
irregularidades na distribuição da publicidade institucional não encontram
respaldo nos fatos, uma vez que as compras são baseadas em ferramentas legais,
sendo distribuídas de forma imparcial, de acordo com o nível de audiência de
cada veículo, com o objetivo de levar o conhecimento das ações do governo à
população.
A Secretaria de Comunicação reafirma seu
compromisso com a transparência e está à disposição para quaisquer
esclarecimentos adicionais.
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