Porto Velho (RO) quinta-feira, 4 de junho de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Rondônia

Homenagem a educadora marca último dia de Seminário no TCE-RO


Homenagem a educadora marca último dia de Seminário no TCE-RO  - Gente de Opinião

Em reconhecimento à atuação e ao trabalho desenvolvido no Tribunal de Contas, em especial no Programa de Alfabetização na Idade Certa (PAIC), a professora Rita Paulon, consultora de educação do TCE-RO, foi homenageada pela Instituição, na manhã desta sexta-feira (25/8).  

Ela foi agraciada com a medalha comemorativa dos 40 anos do Tribunal e do Ministério Público de Contas, em ato realizado durante a programação do Seminário TCE-RO Educação: o gestor escolar como agente para a transformação social, que ocorre no auditório do Tribunal, em Porto Velho.  

Ao anunciar a homenagem, o presidente do Tribunal de Contas, conselheiro Paulo Curi Neto, ressaltou, além da competência e dedicação, a postura extremamente profissional adotada pela professora Rita Paulon, em todas as atividades desenvolvidas no Tribunal e em Rondônia. “Por tudo isso, tem nossa eterna gratidão”, acentuou.  

Após receber a condecoração das mãos do conselheiro José Euler Potyguara Pereira de Mello, presidente da Escola Superior de Contas, a homenageada, visivelmente emocionada, falou de sua honra e da felicidade em ter o trabalho reconhecido.  

“Nada é por acaso na vida da gente. Sai do Instituto Ayrton Senna, onde trabalhei por 19 anos, e comecei a participar dessa grande história, essa verdadeira transformação que o Tribunal de Contas, junto com todas as organizações envolvidas, realiza em benefício da educação em Rondônia”, acentuou.  

O QUE É O PAIC  

O Programa de Alfabetização na Idade Certa (PAIC) é uma iniciativa do Tribunal de Contas em parceria com as redes de ensino dos municípios de Rondônia. O objetivo é contribuir para o aperfeiçoamento e consolidação da Política de Alfabetização na Idade Certa.  

Iniciado ainda durante a pandemia, o programa prioriza práticas de governança e gestão que dependem de articulação, diálogo e cooperação de todos os atores envolvidos.   

A iniciativa tem aprimorado a educação em Rondônia, apresentando resultados concretos, a exemplo da melhoria de indicadores em disciplinas como matemática e português.  

SEMINÁRIO TCE-RO  

Destinado a gestores municipais e escolares, além de representantes de instituições envolvidas nas políticas públicas educacionais, o Seminário TCE-RO tem, em seu último dia, extensa programação. Pela manhã, foram ministradas palestras com assuntos referentes à área educacional.  

A primeira delas envolveu a temática “Desenvolvimento educacional e formação contínua de professores: necessidades de organização do ensino”. A palestrante foi a professora doutora Marta Chaves, da Universidade de Maringá (PR).  

Logo a seguir foi realizado o painel “Mediação de conflitos: a gestão escolar para uma cultura de paz”, que contou com a participação da professora doutora Úrsula Gonçalves Souza (TJ-RO), da psicóloga Luciana Martins (TJ-RO) e do professor doutor Vinicius Raduan Miguel (Unir).  

Fechando a manhã, o painel: “Educomunicação: integração de linguagens artísticas como estratégia educacional”. Como painelistas, a artista Tiê, a jornalista Gabriela Rabaldo e os professores da Unir: Jussara Trindade Moreira, Luciano Ferreira de Souza e Almicio Fernandes da Silva. Na mediação, o também professor Guilherme Mendes Tomaz dos Santos (Unir).

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 4 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Sebrae promove visitas técnicas em Rondônia para fortalecer cooperativas com apoio nacional

Sebrae promove visitas técnicas em Rondônia para fortalecer cooperativas com apoio nacional

O Sebrae em Rondônia realiza, entre os dias 27 e 29 de abril de 2026, uma série de visitas técnicas aos escritórios regionais como parte das ações d

CONCURSO CAU/RO: Inscrições prorrogadas até 22 de abril para níveis médio e superior

CONCURSO CAU/RO: Inscrições prorrogadas até 22 de abril para níveis médio e superior

O prazo para inscrições no concurso público do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Rondônia (CAU/RO) foi prorrogado até o dia 22 de abril de 2026

Rondônia inicia semana com mais de 2,3 mil oportunidades de trabalho

Rondônia inicia semana com mais de 2,3 mil oportunidades de trabalho

Rondônia começa a semana com 2.317 vagas abertas no Sistema Nacional de Emprego (Sine/RO), refletindo o avanço na geração de emprego e renda. Coorde

Contempladas do programa CNH Social em Ariquemes e Ji-Paraná recebem do governo de RO as novas permissões para dirigir

Contempladas do programa CNH Social em Ariquemes e Ji-Paraná recebem do governo de RO as novas permissões para dirigir

Novas Permissões para Dirigir (PPD) foram entregues pelo governo de Rondônia, por meio do Departamento Estadual de Trânsito de Rondônia (Detran-RO)

Gente de Opinião Quinta-feira, 4 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)