Porto Velho (RO) terça-feira, 10 de junho de 2025
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Opinião

Ricupero compara Lula a Mandela e diz que ninguém quer sair na foto com Temer


Gente de Opinião

247 - Um dos principais nomes da política externa brasileira, o embaixador Rubens Ricupero, 80, ex-ministro da Fazenda e do Meio Ambiente, lança na semana que vem "A diplomacia na construção do Brasil - 1750-2016", uma abrangente história da política externa brasileira.

Em entrevista a Patrícia Campos Mello, na Folha de S.Paulo, o diplomata comparou Lula ao líder Nelson Mandela, da África do Sul, e criticou Michel Temer.

"Por que todo mundo queria estar com o Lula? O Lula era um vitorioso. Além do sucesso econômico e político, ele tinha o êxito moral, o combate à miséria e à injustiça. Quem não queria ficar ao lado do Mandela? Hoje, deve ter muito pouca gente querendo sair na foto com o Temer. Ninguém pode imaginar que o Itamaraty vai alavancar o Brasil se o país não acabar com a corrupção, não voltar a crescer, não combater a miséria."

"Hoje a imagem do Brasil não é nem pessimista, nem otimista, corresponde à realidade: trata-se de um país com uma corrupção terrível, um presidente com uma segunda denúncia, ministros sendo investigados, uma crise que é a mais grave da história.

As pessoas dizem —por que a diplomacia brasileira não faz isso ou aquilo? Mas como, ninguém quer sair na foto com o Brasil. (Binyamin) Netanyahu veio para região e não se encontrou com o Temer, o vice-presidente americano, Mike Pence, também.!

O embaixador reconheceu preocupação com o cenário de 2018: 

"Estamos em um momento de gradual recuperação, tanto da política e da economia, quanto a política externa. Só vamos ter algo mais determinado depois das eleições. Isto é, se a eleição não "der ruim". Se tivermos um Bolsonaro da vida, é hora de fechar a butique mesmo."

Gente de OpiniãoTerça-feira, 10 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Começou a corrida eleitoral

Começou a corrida eleitoral

No momento em que as ambições políticas se assanham no Estado de Rondônia, movidas pela aproximação das eleições quase gerais, é visível o desespero

Portugal em Campo: um Exemplo que a Política Insiste em Ignorar

Portugal em Campo: um Exemplo que a Política Insiste em Ignorar

Portugal brilha em campo, derrotando gigantes como Espanha (1) e Alemanha, com alma, inteligência e união. Fora das quatro linhas do relvado, poré

Lula caiu ou não caiu?

Lula caiu ou não caiu?

E aí, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva caiu ou não caiu ao tentar imitar o movimento de um acrobata francês durante visita a uma exposição de

Saudades da Escola João Bento

Saudades da Escola João Bento

Dos 66 anos que tenho hoje, mais de quarenta e cinco deles eu trabalhei como professor. Do interior da Paraíba, Estado onde nasci, passando por João

Gente de Opinião Terça-feira, 10 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)