Porto Velho (RO) quinta-feira, 27 de março de 2025
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Opinião

Proibição do uso de celular em escolas. Por que é importante?


Luciana Brites - Gente de Opinião
Luciana Brites

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados aprovou, no dia 30 de outubro de 2024, um projeto que proíbe o uso de aparelhos eletrônicos nas escolas públicas e privadas. Inúmeros trabalhos científicos falam que o uso do celular está tendo um impacto importante no desenvolvimento das nossas crianças. Isso tem impacto muito relevante, pois uma criança passa 200 dias letivos numa escola e no mínimo quatro horas por dia. 

Todas as pesquisas neurocientíficas são a favor dessa medida, pois a criança poderá se envolver mais com os outros e trabalhar habilidades que estão sendo deixadas de lado. Há habilidades e competências no boom do desenvolvimento, os pontos sensíveis do desenvolvimento, por exemplo, que acontecem justamente na educação infantil e no fundamental. Então, precisamos preservar o cérebro e o desenvolvimento cognitivo, desenvolvimento emocional e o aprimoramento em todas as áreas. 

É fundamental os pais se prepararem. Aliás, isso é um ponto de reflexão para os próprios responsáveis. Porque, às vezes, há pais que acabam colocando na tecnologia uma dependência extremamente excessiva. E acabam pormenorizando as relações sociais que eles precisam desenvolver com os filhos. 

Estamos vendo crianças com problemas e atrasos de linguagem. Ou que não têm transtorno, mas que acabam desenvolvendo déficits de linguagem, déficits de habilidades sociais, além de ficarem mais ansiosas. 

Nossas crianças estão adoecendo por conta da tecnologia. Não podemos negar que a tecnologia é muito boa e importante, mas ela não pode ter a dimensão que está tendo numa época tão importante quanto o desenvolvimento. 

Por exemplo, desde 2018 já se têm pesquisas mostrando que na Inglaterra as crianças estão com dificuldade de segurar no lápis e habilidades básicas como escovar dentes. Isso se dá por não utilizarem as mãos, não utilizarem outras habilidades motoras. Elas estão perdendo essas funções e diminuindo as habilidades por conta dos aparelhos eletrônicos, como smartphones e tablets. A tecnologia é muito boa e pode ser uma grande aliada, mas ela tem que ser mediada. Mediada por quem? Pelos pais, pela família. 

Os pais também devem ficar atentos aos sinais de agressividade. Se eles acontecem, já mostra uma dependência. A escola é um momento extremamente relevante onde a criança, além de aprender, desenvolve várias habilidades e competências, pois o cérebro é muito plástico. 

Inclusive, o projeto de lei fala algo muito importante, ele proíbe o porte. Já há pesquisas que mostram que o simples fato de termos o porte do celular, ele já é uma atividade que pode provocar distração. Por exemplo, uma criança de cinco ou de seis anos vai ter essa dificuldade em se autorregular e saber se agora pode ou agora não pode mexer. Não há malefícios, somente benefícios. 

(*) Luciana Brites é CEO do Instituto NeuroSaber, psicopedagoga, psicomotricista, Mestre em distúrbios do desenvolvimento e doutorando em ciências do desenvolvimento humano, palestrante e autora de livros sobre educação e transtornos de aprendizagem. Instituto NeuroSaber  https://institutoneurosaber.com.br

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 27 de março de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Inflação desafia criatividade da equipe econômica do governo

Inflação desafia criatividade da equipe econômica do governo

A inflação vem desafiando a criatividade da equipe econômica do governo do presidente Lula. Na ausência de medidas econômicas consistentes e duradou

Pela aprovação da PEC nº 01/2025 que garante a correção anual dos repasses para educação, saúde e segurança pública do Distrito Federal

Pela aprovação da PEC nº 01/2025 que garante a correção anual dos repasses para educação, saúde e segurança pública do Distrito Federal

Quero louvar o nobre Senador da República e Homem Público, Izalcy Lucas (PL-DF), pela feliz iniciativa de ter apresentado aos seus pares no Senado Fed

Repasse previsto para a Câmara Municipal de Porto Velho em 2025 supera R$ 78 milhões

Repasse previsto para a Câmara Municipal de Porto Velho em 2025 supera R$ 78 milhões

No dia 20/03, o presidente da Câmara de Vereadores de Porto Velho, Gedeão Negreiros, participou do programa A Voz do Povo, apresentado pelo competen

Lançamento de documentário celebra a capoeira em Monte Negro

Lançamento de documentário celebra a capoeira em Monte Negro

Monte Negro (RO) será palco de uma celebração especial da capoeira nesta terça-feira (25). A partir das 18h, a Secretaria Municipal de Desenvolviment

Gente de Opinião Quinta-feira, 27 de março de 2025 | Porto Velho (RO)