Sexta-feira, 12 de outubro de 2012 - 11h30

O professor Aleksander Allen Nina Palitot, idealizador, produtor, diretor e apresentador do programa de televisão “Trilhandoa História”, é o convidado do jornalista Sérgio Mello no Papo News deste final de semana. Mais conhecido como Aleks Palitot, ele nasceu em 27 de setembro de 1978 em Porto Velho na mesma casa em que vive há 32 anos no bairro o Areal.
Sua mãe Maria Helena Nina de Oliveira, o teve em parto normal sob os cuidados de uma parteira muito conhecida na cidade, Dona Filó, mãe do senhor Carol Van Demis ferroviário da Estrada de Ferro Madeira Mamoré. A professora Helena Nina é uma pedagoga que fez história na educação de Rondônia, trabalhou durante 40 anos no ensino, formada pela Universidade Federal do Pará, foi diretora dos colégios Getúlio Vargas, Barão Solimões, Pe. Chiquinho e John Kennedy.
Seu Pai Clemenceua Palitot, era formado em Administração de Empresas pela Universidade Federal da Paraíba, trabalhou na construção de Brasília na década de 50, foi suplente de deputado estadual da Paraíba do antigo MDB, veio a Rondônia fugindo das perseguições do Regime Militar. Aqui foi um dos primeiros gráficos do Estado.
Com Mestrado em História Contemporânea Universidade Complutense de Madri e Mestrando em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente pela UNIR,Aleks Palitot foi professor na Escola Municipal Padre Chiquinho, no Colégio Interação e Colégio Dom Bosco. Também trabalhou como professor de História de Rondônia e Brasil no GIGA cursos e vestibulares. Foi professor no curso de Pós-Graduação na Faculdade de Pimenta Bueno - FAP. Trabalha como professor desde 1998, atualmente é professor de história no Colégio Objetivo de Porto Velho, na Faculdade Porto Velho – FGV.
Aleks Palitot é o mais novo membro do casting do Sistema Imagem de Comunicação (SIC), para onde levou seu conceituado programa televisivo denominado “Trilhando a História”, apresentado em rede estadual pela TV Candelária (Rede Record) e Record News. Também é comentarista na Rádio CBN Rondônia com o quadro denominado História e Cultura. Já foi apresentador no SBT na TV Allamanda, na Rede TV Rondônia e na TV Esporte Interativo.
Não perca, o Papo News com o professor de história e apresentador do “Trilhando a História”, Aleks Palitot é nesta sexta-feira, às 11:00 horas na Record News, canal 58, e no sábado, às 12:30 horas, na TV Candelária, canal 11, com transmissão via satélite para todo o estado. Apoio cultural da Santo Antônio Energia.
Fonte: Sérgio Mello
Segunda-feira, 8 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)
Terça-feira (02.06), por volta das 19h, recebi de uma colega aposentada da câmara municipal de Porto Velho, via WhatsApp, um vídeo com pessoas corre

Como salvar a tradição do fogo de artifício sem enlouquecer cães, pessoas sensíveis e bombeiros
O céu não precisa de gritar para ser bonitoVamos combinar uma coisa: fogos de artifício são bonitos e sempre foram. Desde que um chinês qualquer,

Saúde estadual – a tragédia anunciada
A crise que se instalou no sistema de saúde de Rondônia é mais antiga do que o Código de Hamurabi. Lembro-me que, em outubro de 1994, matéria do ext

Alemanha perde para Portugal a corrida ao Conselho de Segurança da ONU
Parabéns a Portugal e a Paulo Rangel pelo sucesso da eleiçãoPortugal conseguiu um lugar como membro não-permanente do Conselho de Segurança da ONU
Segunda-feira, 8 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)