Porto Velho (RO) terça-feira, 6 de maio de 2025
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Opinião

Opinião: Desenvolvimento planejado


Opinião: Desenvolvimento planejado  - Gente de Opinião

Acir Gurgacz

 
Rondônia nasceu como fruto de planejamento. O governo federal entendeu, de forma muito sensata, que precisava estabelecer aqui um ponto avançado de ocupação, com gente, empresas, agricultura e cidades – uma extensão da sociedade brasileira, de fato. É um contra senso que hoje o Estado seja tão carente de planejamento e fiquemos, como estamos, patinando.

Não fosse pelo início das obras das usinas do rio Madeira, que deu um novo ritmo à economia da Capital, poderíamos conceber que os últimos dois anos teriam sido iguais as que precederam 2008. Imaginar isso seria o mesmo que imaginar Porto Velho sem Shopping Center, sem os investimentos imobiliários que surgiram, sem novos postos de trabalho, com um comércio que continuaria aquém das necessidades locais.

A tão chamada “lição de casa” foi deixada de lado há tempos, fazendo com que o Estado ressinta uma ausência da mais básica infraestrutura física que possa atrair empresas e capital. Também não temos o que poderíamos chamar de infraestrutura tributária que funcionasse como espinha dorsal para atrair e estimular novos investimentos.

Não se faz mais isso sem planejamento. O crescimento orgânico, natural, das cidades, visto nos últimos séculos, mostra que mesmo quando existe a pujança econômica, resulta em problemas estruturais e sociais – favelas, vias incapazes de atender a demanda de fluxo de tráfego, etc. No mundo em que vivemos, extremamente competitivo e sedento de recursos, não é possível esperar nenhum crescimento natural, espontâneo.

Os investimentos devem ser planejados ao mesmo passo que os incentivos fiscais e tributários – assim como os contatos com o capital de fora –, de forma que tudo caminhe ao mesmo tempo, para resultados mais rápidos. Nenhum Estado pode hoje abrir iniciativas fiscais para, depois, criar infraestrutura e, depois dos dois movimentos exauridos, buscar parcerias e investimentos. Um processo assim, atrapalhado, confuso, sem planejamento, não traz resultados. Muito pelo contrário: causa traumas sociais intensos.

Nesse sentido, fica claro entender porque política e economia devem caminhar juntas – apesar de termos visto isso, nos últimos anos, ser uma realidade distante de Rondônia. Não é para a política controlar e sufocar a economia, mas sim para a primeira ser a forma de fazer a gestão da segunda de forma a criar as ferramentas de trabalho da primeira. Simplificando: a política surge como mediadora para atingir objetivos que a economia estadual precisa e deve alcançar, criando, assim, todo o plano de trabalho (de governo) para que tudo isso possa um dia se tornar realidade.

Política como forma de integração da sociedade organizada com os representantes eleitos por essa própria sociedade, para que haja um verdadeiro equilíbrios de força. Para que esses representantes não possam se encastelar, depois de eleitos, como muito comumente acontece.

É de uma linha de trabalho e de pensamento assim que Rondônia precisa. De um plano que gere muitos filhos, muitos frutos, e que não provoque discórdia pela disputa da paternidade.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 6 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Meu apelo à direção da Igreja Adventista

Meu apelo à direção da Igreja Adventista

Anos atrás, cansados de esperar pela iniciativa da prefeitura, moradores da Vila Calderita, Zona Rural de Porto Velho, construíram um pequeno abrigo

Apertem os Bolsos: a Controvérsia dos Exames de Proficiência para Médicos e Dentistas à moda da excrescência do famigerado caça-níqueis exame da OAB

Apertem os Bolsos: a Controvérsia dos Exames de Proficiência para Médicos e Dentistas à moda da excrescência do famigerado caça-níqueis exame da OAB

Não é necessário ser especialista para entender que a qualidade da formação médica e odontológica e demais profissões, depende de investimentos em inf

Brasil, paraíso de governantes e políticos corruptos!

Brasil, paraíso de governantes e políticos corruptos!

A corrupção faz parte da história do homem desde que o mundo é mundo. Ela alcança qualquer regime político, porém é muito pior nas ditaduras, nos re

Francisco: o Papa do povo e da inovação

Francisco: o Papa do povo e da inovação

Num mundo marcado por divisões e conflitos, o Papa Francisco emergiu como um farol de humanidade e esperança. O seu pontificado foi uma lição viva

Gente de Opinião Terça-feira, 6 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)