Porto Velho (RO) segunda-feira, 8 de junho de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Opinião

Opinião: Aliados ingratos do governo do PMDB?


Opinião: Aliados ingratos do governo do PMDB? - Gente de Opinião
João Serra Cipriano


O processo eleitoral visando eleger os novos prefeitos e vereadores no Estado de Rondônia foi dado a largada e mostra a fragilidade do atual governo em eleger nomes próprios do PMDB nos principais municípios. O governo estadual não conseguiu emplacar chapas majoritárias em vários municípios importantes e só irá de carona, na condição de vice dos futuros adversários de 2014. “Faltou talento nas negociações dos peemedebistas e voz firme do chefe maior?”.

Com essa fragilidade nas composições e alianças, tudo indica que ficará fora do poder nas prefeituras de Porto Velho, Cacoal, Pimenta Bueno, Rolim de Moura, Espigão do Oeste, Ariquemes, Itapuã e Ji-Paraná, pois os aliados que detém cargos de primeiro e segundo escalão no governo Confúcio Moura sequer perguntaram a cúpula do PMDB se nos municípios haveria candidaturas próprias da chapa governista. Na verdade a turma do governo, como se diz na gíria popular, “Comeram barriga ou simplesmente foram atropelados pelos aliados”. Será que faltou articulação competente bem antes das convenções e conversações agora, no fechamento das chapas, além é claro de comando?, Mas como se diz lá na roça, em leite fervido e derramado não adianta reclamar ou chorar.

Quem mais perde nesse momento pós-convenções partidárias, são os candidatos a vereadores da legenda governista, que terão que caminhar sozinhos e pelos cálculos dos coeficientes eleitorais, muitos morreram na praia.

O quadro para 2014 para o governo do PMDB dependerá agora de possíveis “surpresas” das urnas, haja vista, a falta de popularidade de seus candidatos próprios, caso contrário, terá que ficar literalmente nas mãos dos adversários e ou nas mãos das velhas raposas políticas, aí, terá que literalmente doar as secretarias do seu governo, frágilizando ainda mais as políticas públicas e os resultados práticos lá na ponta, junto à opinião dos contribuintes e eleitores.

Na prática as atuais coligações mostram que quase 100% dos partidos políticos que compõem as secretárias no governo Confúcio, inclusive o PDT do vice-governador, literalmente ignoraram a pessoa do atual governador e cada qual, cuidou de reforçar os seus currais eleitorais visando às eleições de 2014, pensando é claro, na última hora, pular fora do barco do PMDB. “Aliados ingratos ou expertos?”.

Fonte:João Serra Cipriano - Email: [email protected]

 

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 8 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Daniel Vorcaro, a delação que pode explodir Brasília

Daniel Vorcaro, a delação que pode explodir Brasília

Preso desde novembro de 2025 na Superintendência da Polícia Federal em Brasília, o ex-banqueiro Daniel Vorcaro passou as últimas semanas construindo

CMPV na berlinda

CMPV na berlinda

Terça-feira (02.06), por volta das 19h, recebi de uma colega aposentada da câmara municipal de Porto Velho, via WhatsApp, um vídeo com pessoas corre

Como salvar a tradição do fogo de artifício sem enlouquecer cães, pessoas sensíveis e bombeiros

Como salvar a tradição do fogo de artifício sem enlouquecer cães, pessoas sensíveis e bombeiros

O céu não precisa de gritar para ser bonitoVamos combinar uma coisa: fogos de artifício são bonitos e sempre foram. Desde que um chinês qualquer,

Saúde estadual – a tragédia anunciada

Saúde estadual – a tragédia anunciada

A crise que se instalou no sistema de saúde de Rondônia é mais antiga do que o Código de Hamurabi. Lembro-me que, em outubro de 1994, matéria do ext

Gente de Opinião Segunda-feira, 8 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)