Porto Velho (RO) sexta-feira, 20 de junho de 2025
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Opinião

O lixo e a falta de cidadania


O lixo e a falta de cidadania - Gente de Opinião

Que o lixo é o responsável pelo aparecimento de várias doenças, isso todo mundo já sabe, não precisa que os especialistas no assunto venham nos dizer. Aliás, o lixo é um dos maiores problemas ambientes do mundo. O que acontece é que pouco ou quase nada tem sido feito para resolver o problema – que é grave. Entra governo, sai governo, e a situação só piora. Basta um simples olhar pelos declives de qualquer via pública de Porto Velho para se notar a montanha de detritos que são jogados, em sua grande maioria, por adultos que, por completa ignorância, por descaso ou mesmo índole perversa, não pensam duas vezes em sujar o meio ambiente, jogando todo tipo de porcaria na natureza.

Alguns administradores acham que a resolução do problema passa, necessariamente, pela aquisição de novos carros para a coleta e o aumento do quadro de funcionários, não somente para o recolhimento, como também para a limpeza preventiva das ruas e dos córregos, onde o lixo se acumula à espera da chuva, para causar danos matérias e, principalmente, à saúde, mas se esquecem dos lixões, onde o lixo é depositado a céu aberto, sem uma pré-seleção de materiais recicláveis e orgânicos.

Todos os anos, milhões de reais são gastos em campanhas publicitárias sobre o assunto, que em nada contribuem para, pelo menos, minimizar o problema. Leis para punir os indivíduos que emporcalham as ruas, irresponsavelmente, existem. E não são poucas. Mas elas também se mostraram ineficazes. Enquanto essa gente não compreender que cidade limpa é um ato de cidadania e, consequentemente, de melhor qualidade de vida para os que vivem nela, continuaremos vulneráveis aos mais variados tipos de enfermidades - algumas, inclusive, próprias de países atrasados.

Não é de hoje que ouço falar na construção de um aterro sanitário no município de Porto Velho. Salvo engano, desde 1996, mas, até agora, nada. Durante as campanhas eleitorais, a construção de aterros sanitários é prioridade politica. Passada a refrega, o lixo continua sendo depositado em grandes terrenos afastados do centro urbano.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 20 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Elogios ao novo dirigente; peia no lombo do que está saindo

Elogios ao novo dirigente; peia no lombo do que está saindo

É comum no campo cada vez mais fétido da política brasileira a tendência de elogiar o governante que assume e descer o relho nos costados daquele qu

O fenômeno Bolsonaro

O fenômeno Bolsonaro

Jair Bolsonaro é, hoje, o principal porta-voz da direita brasileira. Trata-se de uma liderança política incontestável. Isso ficou evidente nas eleiç

Sobre a próxima eleição presidencial no Brasil

Sobre a próxima eleição presidencial no Brasil

O ex-presidente Michel Temer pretende criar uma candidatura moderada e conservadora, que ele define como de centro-direita, para a eleição presidenc

O mistério que nos tece: a Trindade é o canto do universo

O mistério que nos tece: a Trindade é o canto do universo

A Fórmula do Céu na Terra: Expressa na Dança Quântica e no Abraço Trinitário Num mundo que insiste em nos dividir — entre ciência e fé, entre eu e v

Gente de Opinião Sexta-feira, 20 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)