Porto Velho (RO) sexta-feira, 5 de junho de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Opinião

Nossa voz não se calará, diz Unegro, após morte de Marielle


Nossa voz não se calará, diz Unegro, após morte de Marielle  - Gente de Opinião

247 - A União de Negros pela Igualdade (Unegro) lamentou a morte da vereadora do Rio de Janeiro Marielle Franco, alvejada a tiros na noite desta quarta-feira (14) na região central do Rio. "Toda solidariedade aos familiares e amigos (as) de Marielle e Anderson. Nossa voz não se calará; continuaremos na luta em defesa do nosso povo".

De acordo com a nota da entidade, "a violência programada e direcionada à população negra faz mais uma vítima, conforme a Unegro tem denunciado nos seus 30 anos de existência e luta. Nosso povo continua sob perseguição, marginalização e açoite, passados 130 anos do fim do regime oficial de escravidão".

"Dessa vez foi MARIELLE FRANCO, socióloga, mestre em administração pública, vereadora, dirigente do PSOL e militante das nossas causas. Quatro anos depois do assassinato de Cláudia Ferreira, no chamado 'mês das mulheres', mais uma está morta. Vivemos num contexto de recrudescimento do racismo, machismo, fascismo e elevação dos ataques e perseguição a quem defende direitos humanos, democracia e desenvolvimento social e econômico para a maioria da população brasileira", diz o texto.

Segundo a Unegro, "as execuções de Marielle e Anderson Pedro Gomes, graves crimes políticos, são aterrorizantes e têm por objetivo intimidar, enfraquecer e silenciar o movimento negro e todas organizações sociais progressistas que lutam contra o arbítrio e o Estado de Exceção". "Mas luto é verbo para nós. A derrubada de uma é o levante de mais gente, mais consciência, mais vontade e ação de alterar as estruturas de poder e por fim à opressão".

Gente de OpiniãoSexta-feira, 5 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Saúde estadual – a tragédia anunciada

Saúde estadual – a tragédia anunciada

A crise que se instalou no sistema de saúde de Rondônia é mais antiga do que o Código de Hamurabi. Lembro-me que, em outubro de 1994, matéria do ext

Alemanha perde para Portugal a corrida ao Conselho de Segurança da ONU

Alemanha perde para Portugal a corrida ao Conselho de Segurança da ONU

Parabéns a Portugal e a Paulo Rangel pelo sucesso da eleiçãoPortugal conseguiu um lugar como membro não-permanente do Conselho de Segurança da ONU

Cai N’Água: Uma História de Amor Não Correspondido

Cai N’Água: Uma História de Amor Não Correspondido

O Cai N’Água continua sendo cantado pela boemia como se fosse um altar romântico da vida ribeirinha. Mas basta chegar perto para perceber que o enca

A cantilena demagógica da transposição

A cantilena demagógica da transposição

Não sei você, mas eu não suporto mais ouvir essa conversa mole de transposição de servidores do ex-Território de Rondônia para os quadros da União.

Gente de Opinião Sexta-feira, 5 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)