Porto Velho (RO) domingo, 7 de junho de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Opinião

'Nazif, Nazif, você está aí?'


 'Nazif, Nazif, você está aí?' - Gente de Opinião

Professor Nazareno*

Mauro Nazif é o prefeito de Porto Velho. Não um simples prefeito, mas o melhor de todos, com absoluta certeza. Político de rara habilidade, ele conseguiu cumprir com uma de suas principais promessas de campanha: acabar com os constantes alagamentos na cidade que administra. Há mais de um mês que não se veem enxurradas incomodando os habitantes da capital. “Nos próximos dois meses pelo menos, não haverá uma única gota de água jorrando pelos bueiros e esgotos desta municipalidade, ninguém será atormentado com estes terríveis transtornos”, é o que se ouve com frequência. Realmente, Porto Velho mudou a cara com esta administração mais do que eficiente. Antes era comum se observar lixo, podridão e sujeira no meio das ruas. Hoje a realidade por aqui é muito diferente. Água tratada e saneamento básico viraram rotina.

A cidade pode ser comparada com as velhas e grandes metrópoles da Europa. Limpeza nas ruas e avenidas, boa mobilidade urbana, transporte coletivo invejável, segurança, parques floridos, praças, arborização. O agradável aroma no ar é tanto que pessoas alérgicas até se incomodam com a fragrância que exala. Assaltos e assassinatos são coisas muito raras por aqui. A violência está muito próxima de zero. Em tudo o que existe na capital dos rondonienses, percebe-se facilmente a marca inconfundível de seus competentes administradores. Viadutos grandes e seguros dão excelente fluência ao trânsito, a iluminação noturna é de fazer inveja a Paris, a cidade-luz da Europa. A claridade durante a noite por aqui é tanta que pode até cegar qualquer desavisado cristão que não usar óculos escuros. A entrada da urbe é um deslumbre só de tanta beleza.

Até a ponte que a cidade se orgulha de ter, e que não serve para absolutamente nada, é um exemplo de eficiência e economia: quando está sem uso, fica totalmente no escuro. É uma tecnologia de ponta desenvolvida pela Prefeitura Municipal e que será exportada para vários lugares do mundo. O povo em geral e o eleitorado de Porto Velho em particular ama Mauro Nazif de coração e certamente vai reelegê-lo para mais um mandato no próximo ano. A cabeça de Nazif é uma usina de ideias urbanísticas. As pessoas atingidas pela enchente histórica do rio Madeira em 2014 foram todas atendidas pelo poder público municipal, que não mediu esforços para satisfazer a todos. Casas confortáveis, condomínios de luxo, moradias de Primeiro Mundo, enfim, não faltou infraestrutura adequada para abrigar a todos. “Podem vir quantas enchentes quiserem”.

Mauro Nazif dinamizou a cidade com sua administração ímpar. Os assessores e colaboradores do nosso prefeito parece que foram escolhidos a dedo. Todos eles são homens públicos de ilibada e reconhecida competência na arte de administrar bem para a felicidade do povo. Os funcionários públicos do município riem à toa por causa do alto salário que recebem. Vejam, por exemplo, o destino que foi dado à centenária castanheira do bairro Triângulo. Impossível administrar tão bem como os colaboradores de Nazif. As inúmeras árvores que foram arrancadas para resolver o problema das alagações é um marco inédito na história recente de Porto Velho. “Muitas outras árvores serão extintas para o bem da população”, é o que se fala abertamente. Até uma rodoviária nova será construída, sem muita necessidade, claro. Se Nazif acabou com as alagações como prometeu, ainda fará chover em Porto Velho. Nem que seja bosta.

*É Professor em Porto Velho.

Gente de OpiniãoDomingo, 7 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Saúde estadual – a tragédia anunciada

Saúde estadual – a tragédia anunciada

A crise que se instalou no sistema de saúde de Rondônia é mais antiga do que o Código de Hamurabi. Lembro-me que, em outubro de 1994, matéria do ext

Alemanha perde para Portugal a corrida ao Conselho de Segurança da ONU

Alemanha perde para Portugal a corrida ao Conselho de Segurança da ONU

Parabéns a Portugal e a Paulo Rangel pelo sucesso da eleiçãoPortugal conseguiu um lugar como membro não-permanente do Conselho de Segurança da ONU

Cai N’Água: Uma História de Amor Não Correspondido

Cai N’Água: Uma História de Amor Não Correspondido

O Cai N’Água continua sendo cantado pela boemia como se fosse um altar romântico da vida ribeirinha. Mas basta chegar perto para perceber que o enca

A cantilena demagógica da transposição

A cantilena demagógica da transposição

Não sei você, mas eu não suporto mais ouvir essa conversa mole de transposição de servidores do ex-Território de Rondônia para os quadros da União.

Gente de Opinião Domingo, 7 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)