Porto Velho (RO) terça-feira, 9 de junho de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Opinião

HIRAN GALLO: ERRO MÉDICO


 
* José Hiran Gallo

Em qualquer situação é muito difícil, e raro, saber assumir um erro. A História, e o dia-a-dia mostram isso, o que não seria diferente quando se trata de situação em que possa ter havido erro médico. 

No caso desse profissional, há várias situações passíveis de serem usadas para explicar a assertiva acima. Primeiro, porque a cultura médica tradicional assenta, ainda hoje, numa educação para a perfeição que venera modelos infalíveis, ignorando a abordagem mais filosófica da ciência e a necessidade de entender que o conhecimento avança pela correção de proposição que se revelam erradas. Os erros ocultam-se nas teorias mais consagradas. Segundo, porque o erro é quase imediatamente tomado como sinônimo de negligência ou, pior ainda, de falha de caráter. 

Por fim, o erro médico tem sempre um profundo impacto pessoal e profissional. É vivido quase sempre em dramática solidão, e dele pode resultar conseqüências penais, além da censura explícita ou muda da sociedade e, o que é ainda mais doloroso, dos próprios pares, mesmo naquelas situações consideradas paradoxalmente de erro sem culpa, como sucede quando a doença se apresenta em traiçoeiro silêncio ou de uma forma bizarra. 

Muitas vezes, e não se está querendo justificar um fato direcionando a questão para outros responsáveis, o erro é conseqüência de falhas no sistema. Não iremos muito longe. Basta chegarmos a uma unidade de saúde em qualquer região do Brasil, onde todos os profissionais da saúde trabalhem em condições precárias, e os gestores dizem ainda não ter como resolver tal problema. Nesse grupo, onde os fatos acontecem em decorrência de falta de condições de trabalho, estão cerca de 70% do que se convencionou chamar “erro médico”, muitas vezes sendo atribuído ao profissional de saúde uma responsabilidade que não é sua e em que acaba se tornando, também, uma vítima. 

É importante considerar um aspecto fundamental: A Medicina, no passado, era simples, ineficaz e razoavelmente inócua. Agora, ela é complexa, eficaz, mas potencialmente perigosa. 

Por fim, em qualquer circunstância o erro médico é uma questão que começa, continua e se extingue na educação, entendida esta no sentido mais amplo, pois inclui também a instrução do público na percepção do risco, e o desenvolvimento de uma cultura de segurança. Um assunto que deve ser centrado, desde os primeiros dias do curso de graduação do futuro médico. Por isso que a Bioética foi incluída na grade curricular. 

Coloco-me à disposição dos ilustres Colegas Médicos para discutirmos tal assunto, pois sua aparência desperta sempre um voraz apetite noticioso, jamais contrataria um advogado para defender-me em um tribunal de ética, pois dentro da minha especialidade eu tenho obrigação de entender.

* Consº. do CRM, diretor-tesoureiro do CFM e doutorando em bioética

Gente de OpiniãoTerça-feira, 9 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Agora a pressão é sobre o senado pelo fim da escala 6x1

Agora a pressão é sobre o senado pelo fim da escala 6x1

Apoiado por mais de 70% dos brasileiros, segundo pesquisas realizadas por vários institutos de opinião, o fim da escala 6x1 (seis dias de trabalho,

Daniel Vorcaro, a delação que pode explodir Brasília

Daniel Vorcaro, a delação que pode explodir Brasília

Preso desde novembro de 2025 na Superintendência da Polícia Federal em Brasília, o ex-banqueiro Daniel Vorcaro passou as últimas semanas construindo

CMPV na berlinda

CMPV na berlinda

Terça-feira (02.06), por volta das 19h, recebi de uma colega aposentada da câmara municipal de Porto Velho, via WhatsApp, um vídeo com pessoas corre

Como salvar a tradição do fogo de artifício sem enlouquecer cães, pessoas sensíveis e bombeiros

Como salvar a tradição do fogo de artifício sem enlouquecer cães, pessoas sensíveis e bombeiros

O céu não precisa de gritar para ser bonitoVamos combinar uma coisa: fogos de artifício são bonitos e sempre foram. Desde que um chinês qualquer,

Gente de Opinião Terça-feira, 9 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)