Porto Velho (RO) domingo, 9 de fevereiro de 2025
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Opinião

Fome: flagelo social


Valdemir Caldas - Gente de Opinião
Valdemir Caldas

Relatório da Organização das Nações Unidas sobre o Estado da Insegurança Alimentar Mundial revela que houve redução significativa nos números de pessoas afligidas pela fome no Brasil, mas ainda não foi dessa vez que conseguimos sair do mapa da fome. Aliás, saímos em 2014, mas voltamos em 2019 e permanecemos até hoje. A esperança é de que isso acontece em 2025. Será?

Os primeiros governos petistas registraram avanços importantes no combate à fome, mas os desafios ainda são enormes. A situação é grave e exige posicionamento firme e determinação gigantesca para não deixar o assunto entre as prioridades, mas, sim, ser a prioridade, algo que não vem acontecendo no governo Lula 3, resultando no aprofundamento do poço para o qual foram empurrados milhares de brasileiros.

A fome é uma nódoa social persistente no Brasil, cujo combate envolve a participação de governos e da sociedade. Não sei se um dia conseguiremos acabar com ela, pois isso exigiria o exercitar de valores intrínsecos à humanidade. Valores esses, aliás, engolidos, no decorrer das últimas décadas, pela voracidade de modelos econômicos equivocados, completamente distorcidos da realidade social.

Vivemos numa sociedade cada vez mais movida pelo consumismo exacerbado, na qual a obsessão pelo acúmulo de bens está na ordem do dia, onde o individualismo impera como estilo de vida, ignorando que milhares de irmãos brasileiros têm como rotina diária conviver com a fome, uma afronta para um país com tantas riquezas naturais, mas que não consegue proporcionar aos seus moradores o direito fundamental à alimentação.

Gente de OpiniãoDomingo, 9 de fevereiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Golpe na propaganda Woke e no Etablissment político

Golpe na propaganda Woke e no Etablissment político

A USAID licencia quase todos os funcionários! A USAID (Agência de Assistência ao Desenvolvimento dos Estados Unidos) criticada por Elon Musk como

Desconexão entre Partidos de Esquerda e a Vontade popular

Desconexão entre Partidos de Esquerda e a Vontade popular

Política Partidária Tóxica na Alemanha A Alemanha enfrenta uma crescente crise social e política, impulsionada pela criminalidade associada a refu

Se essas pessoas querem brigar, que briguem pelo povo

Se essas pessoas querem brigar, que briguem pelo povo

Não é novidade para ninguém que a hipocrisia está presente em quase todo o tecido social, onde quer que as relações humanas existam, porém, ela cost

O paradoxo do Governo Lula:  fragmentação da Amazônia em nome do ambientalismo criminoso

O paradoxo do Governo Lula: fragmentação da Amazônia em nome do ambientalismo criminoso

Parece que o Governo Lula engatou o dedo no gatilho de uma metralhadora e tem disparado centenas de balas contra o próprio pé. Ferido, não anda, fal

Gente de Opinião Domingo, 9 de fevereiro de 2025 | Porto Velho (RO)