Porto Velho (RO) quinta-feira, 2 de dezembro de 2021
×
Gente de Opinião

Energia

Programa Jovem Aprendiz valoriza o desenvolvimento profissional de jovens de Porto Velho


Programa Jovem Aprendiz valoriza o desenvolvimento profissional de jovens de Porto Velho - Gente de Opinião

Desde a época de construção da hidrelétrica, a Santo Antônio Energia investe no programa Jovem Aprendiz, valorizando o desenvolvimento profissional de jovens de Porto Velho, dos 18 aos 24 anos. O programa auxilia na descoberta de talentos e aptidões, sendo a porta de entrada para uma juventude enérgica que está em busca da primeira vivência no mercado de trabalho.

A iniciativa começou tímida na usina, em 2009, com apenas um participante. Com o passar dos anos, ganhou reformulações estratégicas, se solidificou com o estabelecimento de  uma parceria com o Senai e contabiliza nestes doze anos a participação de 89 jovens.

A turma de 2021, iniciada em janeiro, possui 12 estudantes do curso técnico em Eletroeletrônica do Senai de Porto Velho. Eles iniciarão o trabalho na Santo Antônio Energia em regime de home office no final deste semestre,  nas áreas de Operação, Manutenção e Planejamento, sempre supervisionados pelas lideranças. “Esta oportunidade me ajudará a ter mais conhecimento e experiência na minha vida profissional e também na pessoal. Admiro a empresa, sei os cuidados que ela tem com o meio ambiente e estou muito animada”, declara  Amanda de Souza, de 18 anos.

Com duração média de dois anos, o programa é remunerado e também traz benefícios para a empresa já que os jovens profissionais contribuem com inovação e criatividade, como explica a analista de RH da Santo Antônio Energia, Michele Sobrino. “Eles iniciam essa jornada com energia, muitas ideias e vontade de aprender. Tudo isso provoca um impacto muito positivo na companhia ”, afirma.

O cenário desafiador imposto pela pandemia desde o ano passado  trouxe adaptações. Todo o processo seletivo para as contratações, que envolveu dinâmicas e entrevistas, foi feito em ambiente virtual. “O cenário mudou, mas conseguimos nos adaptar bem tanto nas ações de contratação dos jovens como no trabalho deles em home office”, explica a analista. “Acompanhamos a evolução dos aprendizes por meio de treinamentos, avaliações, verificação das notas e frequência nas aulas online do Senai. Contribuir para a formação de jovens profissionais é um caminho que a empresa percorre continuamente”, conclui a analista.

As divulgações de novas vagas para o programa Jovem Aprendiz da Santo Antônio Energia para os próximos anos serão feitas em todas as mídias digitais da empresa. Fiquem atentos!

Mais Sobre Energia

Setor de energia solar cria comissão de estudo para regulamentar e normatizar mercado nacional

Setor de energia solar cria comissão de estudo para regulamentar e normatizar mercado nacional

A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) inicia esta semana os trabalhos de uma comissão de estudo com o objetivo de reforçar a qualidade, de

Suspensão indevida de fornecimento de energia elétrica gera indenização a consumidora em Ariquemes

Suspensão indevida de fornecimento de energia elétrica gera indenização a consumidora em Ariquemes

Nesta quarta-feira, 10, a 2ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Rondônia manteve a condenação da Energisa Rondônia no valor de 6 mil reais, em r

Deputados Alex Redano e Jair Montes compartilham experiência de investigação com a CPI da Amazonas Energia

Deputados Alex Redano e Jair Montes compartilham experiência de investigação com a CPI da Amazonas Energia

Ao receber a visita do presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), e do relator da CPI da Energ

Proluz alcança 90% das comunidades rurais de Porto Velho com serviço de iluminação pública

Proluz alcança 90% das comunidades rurais de Porto Velho com serviço de iluminação pública

Nove em cada dez comunidades rurais de Porto Velho já contam com o serviço de iluminação pública. A marca chega após a expansão do Programa de Ilumi