Porto Velho (RO) quinta-feira, 2 de maio de 2024
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Energia

Energisa divulga balanço das ações de combate ao furto de energia


Energisa divulga balanço das ações de combate ao furto de energia - Gente de Opinião

A Energisa Rondônia identificou 26,8 mil irregularidades de furto de energia de janeiro a junho deste ano e recuperou mais de 40 GWh de energia furtada, que seria suficiente para abastecer aproximadamente 150 mil residências. Além de crime, a prática pode ocasionar acidentes fatais; impacto na qualidade do fornecimento de energia elétrica; e prejuízos aos demais clientes e cofres públicos. 

A concessionária tem por obrigação, conforme determinado pelo órgão regulador de energia elétrica (ANEEL), combater os prejuízos causados pelos chamados “gatos” e furto de energia que provocam elevação na tarifa, ou seja, parte dos valores perdidos são divididos pelos consumidores da concessão.  

Esses prejuízos também chegam aos cofres públicos, que deixam de arrecadar os tributos sobre a energia desviada (ICMS). “A média de prejuízo causado aos cofres públicos do estado de Rondônia é de R$ 100 milhões por ano, sendo que somente neste primeiro semestre de 2023, já somam R$ 56 milhões de tributos que não foram arrecadados e que poderiam ter sido investidos em segurança, saúde e educação para a população”, explica o gerente de Medição e Combate às Perdas da Energisa, Carlos Augusto Finco. 

Tecnologia no combate às perdas e segurança  

O combate ao furto de energia elétrica por parte da Energisa conta com um sistema de inteligência que identifica possíveis irregularidades nos padrões de consumo de energia elétrica e, através desta inteligência, são realizadas as inspeções das unidades consumidoras. “Somente no primeiro semestre, foram realizadas 100 mil inspeções”, reforça Carlos Augusto. Em 2023 Além das irregularidades constatadas através do furto ou fraude no medidor de energia, também foram regularizados 5 mil clientes clandestinos. 

O gerente reforça que as ações contra o furto de energia visam não apenas reduzir os prejuízos e perdas, que como descritas acima, são muitas, mas também garantir a segurança da população. Somente os técnicos da Energisa são capacitados para atuar na rede elétrica de forma segura e evitar que acidentes graves não ocorram.    

Comunique à Energisa 

A denúncia é fundamental para combater esse crime, para informar a respeito de um possível caso de furto de energia, o cliente pode utilizar os canais de atendimento da Energisa. A identidade de quem denuncia é mantida em total anonimato.

Site: energisa.com.br

Aplicativo Energisa On (disponível no Google Play ou App Store do celular)

Gisa: gisa.energisa.com.br

Whatsapp: (69) 99358-9673

Call Center: 0800 647 0120

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 2 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Energisa divulga investimentos na rede elétrica de Rondônia durante evento do Governo

Energisa divulga investimentos na rede elétrica de Rondônia durante evento do Governo

Na segunda-feira, 29 de abril, a Energisa participou de um importante evento no Palácio Rio Madeira, sede do Governo de Rondônia, onde destacou os a

Governo de RO anuncia investimentos na estrutura energética do Estado

Governo de RO anuncia investimentos na estrutura energética do Estado

O Estado de Rondônia irá receber investimentos na área de estrutura energética, que beneficiarão diretamente a população. O anúncio foi feito pelo G

Rovema Energia ascende como principal produtor de energia solar em Rondônia

Rovema Energia ascende como principal produtor de energia solar em Rondônia

Rondônia, um Estado rico em recursos naturais, tem avançado significativamente no cenário da energia solar fotovoltaica. Com um potencial imenso e u

Nova agência de atendimento da Energisa em Vilhena oferece conforto e facilidade para os clientes

Nova agência de atendimento da Energisa em Vilhena oferece conforto e facilidade para os clientes

Os clientes da Energisa Rondônia, que residem em Vilhena, podem usufruir de um espaço mais amplo, moderno e eficaz durante os atendimentos presencia

Gente de Opinião Quinta-feira, 2 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)