Porto Velho (RO) quarta-feira, 3 de junho de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Energia

Energisa alerta que queimadas podem provocar interrupção de energia elétrica


Energisa alerta que queimadas podem provocar interrupção de energia elétrica - Gente de Opinião

Neste período de seca, a Energisa reforça a importância de medidas preventivas para evitar incêndios, garantir a segurança da população e prevenir interrupções do fornecimento de energia elétrica. Entre os meses de junho e setembro do ano passado foram registradas mais de 20 ocorrências em função de queimadas, pelas quais mais de 11.500 clientes ficaram sem energia. 

De acordo com o coordenador de Saúde e Segurança do Trabalho da Energisa, Caio Souza, a combinação de clima seco e ventos fortes cria um ambiente propício para o alastramento das chamas, representando riscos significativos para a rede elétrica e para a população. “Queimadas próximas à rede elétrica podem resultar em danos à infraestrutura, interrupções no fornecimento de energia e, o que é ainda mais alarmante, ameaçar a vida das pessoas”, reforça. 

Para prevenir situações perigosas, Caio explica que as queimadas devem ser evitadas, inclusive próximo da rede elétrica. É importante que a população não queime para fazer pastagem ou plantio; respeite a faixa e servidão, um espaço de segurança de 30 ou 40 metros embaixo da linha de transmissão; em caso de fogueiras, tome cuidado para que as brasas não se espalhem; e que não jogue resto de cigarro na mata e estradas.  

Em caso de identificação de incêndios nas proximidades da rede elétrica, a concessionária recomenda acionar imediatamente o Corpo de Bombeiros e a equipe de atendimento da Energisa por meio dos seguintes canais de atendimento: 

- Site: energisa.com.br;

- Aplicativo Energisa On (disponível no Google Play ou App Store do celular);

- Gisa: gisa.energisa.com.br;

- Whatsapp: (69) 99358-9673; e

- Call Center: 0800 647 0120. 

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 3 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Operação da Energisa encontra furto de energia em condomínio de luxo em Porto Velho

Operação da Energisa encontra furto de energia em condomínio de luxo em Porto Velho

Uma operação realizada pela Energisa nesta semana, identificou furto de energia elétrica em 10 obras de residências de alto padrão, localizadas em u

Energisa Rondônia abre vagas em quatro municípios; algumas inscrições encerram hoje

Energisa Rondônia abre vagas em quatro municípios; algumas inscrições encerram hoje

A Energisa Rondônia está com novas vagas de emprego abertas em diferentes municípios do estado, oferecendo oportunidades em diversas áreas e reforça

Furto de energia em Rondônia já levou 58 pessoas à prisão em 2026

Furto de energia em Rondônia já levou 58 pessoas à prisão em 2026

O furto de energia elétrica já resultou na prisão de 58 pessoas em flagrante em Rondônia desde o início de 2026. As detenções ocorreram após a ident

Laticínio constrói subestação clandestina para furtar energia em Ji-Paraná

Laticínio constrói subestação clandestina para furtar energia em Ji-Paraná

Um laticínio de Ji-Paraná foi flagrado utilizando um esquema ilegal para desviar energia elétrica por meio de uma subestação clandestina de alta pot

Gente de Opinião Quarta-feira, 3 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)